
Gerir condomínios com IA: mais transparência, menos conflitos
Num país onde milhares de edifícios residenciais enfrentam problemas recorrentes de má gestão, assembleias caóticas e decisões adiadas por meses, a gestão de condomínios continua a ser um tema delicado — e, muitas vezes, negligenciado.

Uma casa moderna que se mistura com a natureza na Holanda
Com a ideia renascentista de uma habitação pacífica e tranquila, mas ao mesmo tempo monumental, as casas modernas continuaram a manter essa essência, por vezes procurando uma ligação mais profunda com o ambiente envolvente, razão pela qual foram construídas rodeadas de vegetação.Da mesma forma, às v

Trabalhadores-estudantes do Ensino Superior em máximos de uma década
O número de estudantes do Ensino Superior que também trabalham aumentou 6%, ultrapassando os 41 mil, o que corresponde a 9,2% do total de inscritos — a percentagem mais alta da última década.

Portugal conquista o 2.º lugar no top mundial do humor
Um estudo internacional que analisou o estilo de humor de milhares de pessoas em diferentes países colocou Portugal no pódio da comédia global.

Palácio da Disney em Sintra: a reconstrução de luxo
Na serra mágica de Sintra, onde palácios e castelos parecem saídos de um livro de contos, existe uma propriedade que até poderia ser cenário de um filme da Disney a — Quinta da Felicidade. Esta mansão singular, conhecida como o palácio da Disney português, é um ícone de fantasia e luxo — mas ta

Posse e propriedade de imóveis são legalmente a mesma coisa?
A distinção entre posse e propriedade sobre imóveis continua a gerar dúvidas. À primeira vista, poderá parecer irrelevante saber se alguém é possuidor ou proprietário, sobretudo quando exerce efetivamente o poder de facto sobre um imóvel.

“Pequenos Arquitetos”: maquetes, matemática, e muita imaginação
Quando a arquitetura se cruza com a educação dos mais pequenos, nascem projetos que fazem a diferença. O projeto “Pequenos Arquitetos”, uma iniciativa pioneira da Aura Investimentos Imobiliários, veio mostrar que as novas gerações têm muito para dar ao setor da arquitetura e do design.

Carlos Moedas apela à ligação direta entre Europa e cidades na habitação
O presidente da câmara de Lisboa considerou, no dia 2 de julho de 2025, que “é muito importante que a Europa trabalhe diretamente com as cidades” na área da habitação e essa será uma das propostas que levará ao conselho consultivo criado pela Comissão Europeia.Carlos Moedas (PSD) foi nomeado pela Co

Seguros em falta: Lisboa, Cascais e Sintra notificam alojamentos locais
As câmaras municipais de Lisboa, Cascais e Sintra já começaram a notificar os proprietários de alojamentos locais que não submeteram o seguro de responsabilidade civil exigido por lei, mas ainda não procederam a cancelamentos.No caso da capital, a autarquia adiantou à Lusa que começou a notificar “d

Casa de "Stranger Things" vendida por mais de meio milhão de euros
Atenção fãs de “Stranger Things”, a casa da família Byers encontrou um novo proprietário apenas seis semanas depois de ter sido colocada à venda por 640 mil dólares (546 mil euros). A modesta mas famosa propriedade, conhecida por ser o cenário para onde Eleven (Millie Bobby Brown), Joyce (Winona Ryder), Jonathan (Charlie Heaton) e Will (Noah Schnapp) se mudam na quarta temporada da série de sucesso da Netflix, viu uma onda de interesse entre os fãs e compradores desde que foi posta à venda em janeiro deste ano.

Arrendamentos de luxo disparam em Los Angeles, Hong Kong e Tóquio
Os preços das rendas de casas de luxo estão a subir novamente nos principais mercados mundiais, registando um aumento médio de 3% no primeiro trimestre de 2025, marcando quatro trimestres de aumentos anuais inferiores a 5%. Das 16 cidades analisadas, Los Angeles (7%), Hong Kong (6,5%) e Tóquio (6,1%) registaram os maiores aumentos, enquanto as rendas elevadas diminuíram em Singapura e Auckland, ambas com uma descida de 0,4%, e em Toronto (-3,3%)

Europa vê na dívida imobiliária uma aposta segura em tempos incertos
No primeiro semestre de 2025, o mercado imobiliário europeu demonstrou uma resiliência notável face a um ambiente macroeconómico instável e ao aumento das tensões geopolíticas, de acordo com o último relatório da gestora de activos DWS. A combinação de taxas de juro mais baixas, fundamentos sólidos do sector e condições de financiamento favoráveis reavivou o interesse dos investidores, particularmente em estratégias de empréstimos integrais e subordinados em mercados-chave como o Reino Unido, a Alemanha, a França e o Sul da Europa.

Crédito habitação em alta: taxa mista domina e spread está a cair
O contexto económico ficou mais favorável à contratação de crédito habitação em Portugal ao longo de 2024. E isso refletiu-se num aumento de quase de 27% de novos contratos e numa subida de 32% do montante disponibilizado pelos bancos para a compra de casa.

Porto de Sines investe 10 milhões em casas para trabalhadores
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) prevê investir 10 milhões de euros na construção de mais de 50 habitações para responder às necessidades dos trabalhadores da comunidade portuária e logística do concelho alentejano.

Edifícios modulares dão nova resposta à habitação social em Ílhavo
A Câmara Municipal de Ílhavo tem em curso a construção de dois edifícios modulares destinados a habitação social, em resposta às necessidades identificadas na Estratégia Local de Habitação, revelou a autarquia, no dia 3 de julho de 2025.Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Ílhavo, no distrito d

Palácio Almada Carvalhais com luz verde para ser convertido em hotel
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou a construção de um hotel de quatro estrelas no histórico Palácio Almada Carvalhais, no Largo do Conde Barão, freguesia da Misericórdia.

Mais de metade dos empréstimos da casa têm mão de intermediários
Contratar um crédito habitação não é tarefa fácil, uma vez que envolve muita papelada, burocracias e tempo a ver ofertas. Mas o processo fica bem mais fácil quando é orientado por intermediários de crédito.

Renegociações e amortizações de crédito habitação em queda
As instituições bancárias em Portugal sentiram, em 2024, uma diminuição anual significativa quer do número de amortizações antecipadas, quer no número de contratos renegociados no universo de crédito habitação. No caso dos reembolsos antecipados, o Banco de Portugal diz que a descida dos juros “reduziu os incentivos”. E a queda das renegociações deveu-se ao “crescimento acentuado” observado em 2023, bem como ao aumento dos salários.

Futuro do preço das casas e juros? Portugueses estão mais pessimistas
Como vão evoluir os preços das casas nos próximos 12 meses? E as taxas de juro no crédito habitação? Os europeus acreditam que os preços das casas vão continuar a subir uma média de 3,2%, tendo baixado ligeiramente as suas expectativas sobre a evolução dos juros em maio.