Notícia do dia 15 de dezembro de 2025

Terreno para construção

Projeto residencial de grande escala arranca no Porto no final de 2026

A zona do Amial, no Porto, prepara-se para receber um megaprojeto residencial. Atualmente em fase de planeamento e conceção, este projeto apenas deverá arrancar no último trimestre de 2026. Está prevista a construção de mais de 400 fogos habitacionais, com diversas tipologias, numa área de cerca de 33.000 metros quadrados (m2). Este empreendimento representa um investimento de mais de 140 milhões de euros e é destinado, principalmente, a famílias, jovens profissionais e residentes locais de longa duração.

Mediação imobiliária de luxo: “Portugal oferece um produto diferenciado”

“O negócio da mediação imobiliária, nomeadamente no segmento de luxo, está de boa saúde, e podemos dizer, inclusive, que vive um dos seus melhores momentos”. Otimismo é, portanto, palavra de ordem para Adriano Nogueira Pinto, Diretor Coordenador Nacional da DS Private, que em entrevista ao idealista/news antecipa a continuidade de Portugal “no radar dos investidores e compradores de luxo internacionais”. “O país oferece, neste segmento, um produto diferenciado, como projetos de arquitetura de autor, imóveis com certificações ambientais e localizações prime altamente valorizadas”, analisa.
Inflação em Portugal

Inflação em Portugal abranda para 2,2% em novembro

A inflação abrandou para 2,2% em novembro, informou na sexta-feira, dia 12 de dezembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmando a estimativa rápida que tinha sido divulgada há duas semanas."A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 2,2% em novembro, taxa inferior
Setor da construção

Construção nova para habitação lidera projetos licenciados e concluídos

O licenciamento e a conclusão de obras em Portugal apresentaram comportamentos distintos no terceiro trimestre de 2025, com sinais de desaceleração no número de edifícios, mas crescimento no segmento habitacional. Entre julho e setembro, foram licenciados 6,3 mil edifícios, menos 4,1% do que no mesmo período do ano passado, enquanto os edifícios concluídos recuaram 5,1%, totalizando cerca de quatro mil.
China

Preços das casas novas na China recuam pelo 30.º mês consecutivo

Os preços das casas novas na China caíram em novembro pelo trigésimo mês consecutivo, sinalizando o agravamento da crise no setor imobiliário, apesar das múltiplas rondas de estímulos anunciadas pelas autoridades nos últimos anos. De acordo com cálculos feitos com base nos dados esta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2025 divulgados pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE), os preços nas 70 principais cidades caíram 0,39% face ao mês anterior, após uma queda de 0,45% em outubro.
Elvas

Câmara de Elvas aposta em habitação com orçamento de 44,5 milhões para 2026

O orçamento para 2026 da Câmara de Elvas, distrito de Portalegre, ascende a 44,5 milhões de euros, com a habitação e a reabilitação de escolas e lares de idosos como principais apostas, segundo o que foi divulgado na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025. As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026 foram aprovados, por maioria, em reunião de câmara, no dia 10 de dezembro de 2025, com quatro votos a favor – dos dois eleitos do Movimento Cívico Por Elvas (MCPE) e dos dois do PS – e três votos contra – dos dois eleitos do Chega e do eleito da coligação PSD/CDS-PP/PPM.
Airbnb

Airbnb multada em 64 milhões por anúncios ilegais em Espanha

A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol. Em causa estão 65.122 anúncios de casas e apartamentos sem licença para serem arrendados como alojamentos turísticos ou que exibiam um número de licença falso ou errado, revelou o Ministério dos Direitos Sociais e Consumo, num comunicado.
Criptomoedas

Marcelo dá luz verde a regras europeias de criptoativos com reservas

O Presidente da República promulgou este sábado, dia 13 de dezembro de 2025, com reservas novas regras sobre criptoativos, derivadas de regulamentos europeus, afirmando fazê-lo para que Portugal não seja punido e por considerar melhor haver um "controlo deficiente" a não haver nenhum. Em causa estão decretos do parlamento que executam três regulamentos europeus, designadamente o Regulamento Europeu sobre o Mercado de Criptoativos (MiCA, na sigla em inglês), aprovado em 2023, mas que ainda não tinha sido aplicado em Portugal.