
Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. E desta vez visitamos a Casa na Ajuda, um projeto do arquiteto Vasco Lima Mayer, localizada no bairro do casalinho da Ajuda, onde ainda se preserva a vida bairrista lisboeta. Tratava-se de uma ruína que foi demolida, tendo sido mantida a fachada. A construção é feita em altura, com quatro pisos unidos por uma escadaria que é um objeto em si mesma, traçada com linhas retas e curvas, e que serve a sua função de uma forma fluída.
Segundo a descrição do projeto, ao entrarmos na Casa na Ajuda, “estamos na zona da sala e da cozinha, um espaço aberto e amplo, pensado para ser vivido como uma divisão comum, criando um ambiente confortável. Ao correr a janelas, temos acesso a uma varanda coberta, virada a sul, através da qual entra a luz do sol na maior parte do dia, e de onde se pode contemplar a vista para a tapada da Ajuda”.

No piso -1 encontram-se os quartos. Viram-se para um terraço privado com um pequeno jardim cujo verde das plantas “enche as divisões de natureza”. “Aqui, é possível sentir um sossego que nos faz esquecer o resto do mundo”. Já no piso 1, há espaço para um local de trabalho, um atelier espaçoso, também ele com uma varanda e uma vista desafogada. E o sotão esconde uma surpresa: a suite principal da casa com uma cama de casal ao centro, tal como se pode ver nas imagens do fotógrafo de arquitetura Alexander Bogorodskiy, do photoshoot.pt.

“Concebida como um todo, desde a arquitetura ao mobiliário, esta obra é um jogo de equilíbrio entre os materiais usados, a volumetria dos espaços, a sobriedade dos tons e a tradicionalidade do bairro onde se insere. Talvez seja por isto, e por ser um projeto que aposta em tudo o que não é óbvio, que experienciar esta casa é algo que tem tanto de agradável como de inesquecível ao mesmo tempo”, lê-se ainda.



Para poder comentar deves entrar na tua conta