Batizada The Courtyard Residence, tem cinco quartos, uma grande área ajardinada e uma piscina no centro da propriedade.
Comentários: 0
casas de sonho
Créditos: FGR Architects

Todas as quintas-feiras abrimos as portas de uma casa de sonho. Esta semana viajamos até Melbourne na Austrália. Aqui, rodeada por caminhos labirínticos e áreas verdes criadas entre muros de betão sóbrio, fica a The Courtyard Residence, uma casa de arquitetura origami. Projetada pelo estúdio  FGR Architects, foi concebida através da criação de formas complexas a partir de ângulos agudos. 

O origami é uma técnica em que, através de sucessivas dobras de papel, se conseguem formas e figuras identificáveis. Embora este seja um termo japonês, é conhecido mundialmente como origami. Esta técnica tem sido a base de inspiração para algumas tendências arquitetónicas, que assumiram as suas formas e as aplicaram em edifícios e estruturas.

casas com jardim
Créditos: FGR Architects

Arquitetura origami

A The Courtyard Residence, assim chamada devido ao grande jardim e piscina no centro da casa, é concebida como uma "estratificação" dos espaços interiores. Com isto em mente, a FGR Architects organizou as divisões de forma a reduzir o som do exterior e organizou os espaços privados na zona mais sossegada.

casas com piscina
Créditos: FGR Architects

Como diz o próprio estúdio, a casa "assemelha-se a um origami retangular de betão e vidro". A ambição do projeto é uma conceção de expressão calma, experiência melhorada e função contínua".

Tudo isto é apresentado através da geometria utilizada para o betão e as aberturas envidraçadas ao estilo origami, que proporcionam grande intimidade e visualização agradável através das formas prismáticas. Esta morfologia contrasta com a discreta elevação que a habitação enfrenta em relação à rua, acreditando-se semi-submersa nela, o que apenas revela volumes implícitos e estratificados, criando uma sensação expetante de mistério e espanto.

cozinhas americanas
Créditos: FGR Architects

Espaços que envolvem um pátio central

A partir da rua, a frente da casa é acedida através de um caminho estreito criado pelas altas paredes monolíticas de betão provenientes da cave. Junto a este acesso há uma rampa que conduz a um lugar de estacionamento na cave.

O interior da casa é organizado através de uma planta longa e estreita. Todas as salas giram em torno de um espaço exterior e, por sua vez, de uma área concetual aberta que compreende a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. Esta área de encontro e sociabilidade é ladeada nas extremidades pelos cinco quartos que compõem a casa, as casas de banho e um pequeno espaço acolhedor mesmo à entrada, como um hall de entrada, que acolhe os visitantes através de uma grande janela.

decoração moderna
Créditos: FGR Architects

A solução utilizada para o acesso desde as áreas centrais até ao pátio exterior é garantida através de portas de vidro de correr do chão ao teto. No exterior, há um terraço pavimentado onde se encontra a piscina e uma zona de barbecue, protegida por um grande deck de betão.

Este arranjo de portas de vidro de correr cria duas soluções opostas. Por um lado, oferece uma ligação envolvente dos espaços interiores com a piscina, o pátio e a luz solar. Por outro lado, oferece a opção de fechar a casa quando o tempo desfavorável o exige, bem como a otimização do desempenho térmico das salas interiores.

Paredes para criar espaços tranquilos

O betão é o elemento estrutural e estético fundamental da The Courtyard Residence. O betão exposto utilizado tanto no interior como no exterior foi polido para criar uma sensação de continuidade.

decoração minimalista
Créditos: FGR Architects

No interior, complementando as grandes paredes de betão, encontramos acabamentos feitos de grandes painéis de madeira. Isto encontra-se nos espaços comunitários que requerem maior calor e isolamento, tais como as salas de estar. Na cozinha, por sua vez, existe uma ilha de mármore.

Com a combinação destes materiais, consegue-se uma solução variável entre os espaços tranquilos do interior e a luz do exterior. Como escreve a equipa de arquitetura: "as superfícies silenciosas celebram uma sofisticada crueza, apoiada pela dança evolutiva de luz, sombra e reflexão".

casas de arquiteto
Créditos: FGR Architects
salas modernas
Créditos: FGR Architects

 

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta