Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

O poder das cores: o feng shui ajuda-te a criar o espaço ideal para viver ou trabalhar

Autor: Redação

Seja em casa ou no trabalho, a cor é responsável pelas sensações que os ambientes nos transmitem. E é preciso ter cuidado na hora de escolher para decorar um espaço. Ensinamos-te a não falhar neste processo, seguindo os princípios do feng shui, no quinto tema da nova rubrica semanal do idealista/news, dedicada à arquitetura e decoração e assegurada pela Architect Your Home.

Muitas pessoas julgam que o Feng Shui é um estilo de decoração oriental! Não! Mas o Feng Shui é uma técnica chinesa que analisa os fluxos de energia dos ambientes

Entre muitas formas de harmonizar os nossos espaços, a cor, seja pintura, papel de parede ou objetos, é aplicada também na técnica de Feng Shui. Sendo uma ferramenta fundamental, utilizada com os devidos cuidados. 

A cor é responsável pelas sensações que os ambientes nos transmitem. Os especialistas defendem que “A cor deve ser pensada para qualquer local, quer seja nas nossas casas, quer seja no nosso local de trabalho”.

Muitas vezes não nos apercebemos da importância da cor na nossa vida, no nosso quotidiano e poucas são as pessoas que se preocupam com o efeito da cor. Mas sentem! Sentem sem saber. 

De acordo com o Feng Shui, veja a lista de cores e o que cada uma representa. Na hora de decorar a sua casa ou local de trabalho, talvez ajude a decidir. 

Mas lembra-te, o uso da cor tem que ser cuidado!

1º Amarelo: Cor da luz-estimula o intelecto e ajuda nos estudos. Incentiva a comunicação 

2º Azul: Associado ao elemento água. O azul tem um efeito calmante e tranquilizante. Diminui a frequência cardíaca e respiratória. Ideal para a meditação e interiorização.

3º Verde: Esta cor está associada ao elemento madeira, plantas e flores. Símbolo da vida e energia. Indicada para a saúde e bem estar das pessoas. Os verdes claros acalmam o sistema nervoso e pessoas mais agitadas.

4º Laranja: Elemento fogo. Ligada à coragem, intelecto e mental. Em doses pequenas, estimula os sentidos da criatividade e comunicação. Boa para áreas onde se deseja estimular o diálogo.

5º Vermelho: Elemento fogo. É um tom excitante e estimulante. Quando usada com muito cuidado e bom senso, estimula a auto-estima, sucesso e áreas de relacionamento afetivo. No quarto de casal, ativa a sexualidade, amor e paixão.

6º Roxo: Uma cor que se situa entre o exótico, erotismo e poder.
Deveremos ter cuidado no uso desta cor e utiliza-la em pequenos apontamentos. Pois, quando aplicada em grandes áreas, pintura das paredes ou papel de parede, o ambiente poderá ficar “vulgar”.  


7º Branco: Associado ao metal. É considerada uma cor neutra e fria. Pode ser aplicada em qualquer ambiente mas, requer uma combinação com outras cores e/ou elementos.  Sugiro que quebre o branco com elementos de madeira, livros ou quadros.

8º Preto: No Feng Shui, o preto está associado ao elemento água. É um tom que requer muito cuidado, pois quando usado em excesso, pode provocar angústia e tristeza. No entanto, quando bem utilizado, cria um ambiente chic.