Comentários: 0
Guia prático para desenhar uma zona de yoga e meditação em casa
autorizado

Os numerosos benefícios que dá a prática do yoga, tanto a nível físico como mental e emocional, estão a fazer com que esta disciplina tenha cada vez mais adeptos numa sociedade apressada, em que qualquer ferramenta para combater o stress é bem vinda. 

Criar o teu próprio canto para praticar yoga em casa, tal como nos explica Houzz neste artigo, não fará apenas que estejas muito mais cómodo nesse momento, como também te vai permitir contar com espaço próprio de relaxamento em que podes deixar estacionados os problemas e desfrutar de um pouco de tempo sozinho para recarregar energias.

Os especialistas Fran Aniorte, desenhador e diretor criativo de Bravo, Barcelona Creative Lab, e Marcos Gutiérrez y Bilyana Iliykova, cofundadores de La Shala, dizem-te como transformar um canto da tua casa no espaço perfeito para praticar yoga.p

Um lugar especial

Ainda que os yoguis mais habituados podem praticar em qualquer lugar, devido ao alto nível de concentração que são capazes de atingir, contar com um espaço especialmente dedicado à prática é vital para facilitar e fomentar o hábito de praticar yoga.

Os especialistas recomendam que seja um espaço intimo e não o quarto onde guardas a tábua de passar a ferro ou os brinquedos das crianças, sob pena de não sentires como o templo pessoal que deveria ser para realizares o teu ritual.

 

Espaço criado por Rozalynn Woods Interior Design

 

Quarto independente?

O ideal é ter um espaço reservado para esta prática, ainda que nem sempre seja possível ter um quarto livre para este efeito. Neste caso, aconselham os especialistas, a equipar a área de forma que te transmita as sensações correta, com o uso de velas ou um quadro, por exemplo. E não deverá ser um sítio que montas e desmontas. Deverá estar sempre preparado para a prática.

Um sótão ou um anexo à casa  - como o da proposta da imagem - pode ser uma solução muito adequada se tens muito espaço, sobretudo em versões que permitam a sua total abertura ao exterior durante o bom tempo.

Dolores Park House

Calma e quietude

Seja qual for a localização final do teu espaço, há condições que é preciso cumprir. A paz é vital num canto destes. Um truque para compensar o ruído do trânsito, por exemplo, é meter música de fundo que convide ao relaxamento, recomendam os especialistas.

No que diz respeito à iluminação, ainda que a luz natural seja sempre bem vinda, porque vincula à vida, a intensidade deve poder adaptar-se ao estado de espírito de cada momento, seja através de reguladores ou de umas cortinas.

 

MNDFL Studio

Materiais naturais

Tanto do ponto de vista da experiência sensorial como desde o puramente prático, a eleição dos materiais neste espaço é vital. A madeira é considerada pelos especialistas como o pavimento mais adequado para praticar yoga, tanto pelo calor visual como pelo toque. E também porque não escorrega.

Os tapetes de fibras vegetais são outra boa alternativa para ativar o sentido do tato e tomar consciência do próprio corpo e a gama cromática mais adequada é a de tons neutros, com alguns pontos em negro - muito presente na tradição zen pela relação com o yin e o yang.

 

Piso con encanto en el barrio de Gracia

Dá-lhe vida

As plantas são outro dos elementos imprescindíveis para um canto de yoga, porque a vegetação transmite uma sensação de vida muito importante que provoca um efeito imediato nas pessoas: transmite paz, calma e ajuda a transportar-te para outra dimensão, segundo asseguram os especialistas.

Sundara Yoga Studio

Com todos os sentidos

Praticar Yoga é um momento importante de introspeção pessoal, já que em boa parte trata-se de conectar connosco mesmos e abstrair-nos do mundo que nos rodeia.

Criar um pequeno altar - que não tem de ter um significado religioso - ou uma zona com elementos decorativos é uma boa forma de focalizar a atenção e aumentar o nível de concentração, consideram os especialistas.

Os objetos devem ser exclusivos deste espaço e ser escolhidos com carinho: imagens que nos lembrem situações agradáveis, figuras que nos levem a recordações especiais... aromas, sons... tudo o que invoque os cinco sentidos.

Rustic cottage, at Malaga, Spain

Menos é mais

Converte a famosa frase, símbolo de minimalismo, no teu próprio mantra na hora de desenhar o teu espaço para praticar yoga. Ordem limpeza e equilíbrio são as regras de ouro para um espaço de introspeção e permitem que te movas com comodidade e liberdade. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta