Comentários: 0
Conselhos para triunfar a decorar a mesa de Natal
Foto: Gunni & Trentino

O Natal está aí à porta. É época de decorar a casa, montar a árvore, talvez um presépio e já estarás a dar voltas à lista das compras para o menú da consoada e dos outros dias de festa para celebrar em família e/ou com amigos. Para que seja tudo perfeito, também a mesa deverá ser "vestida" a rigor. Apresentamos-te um conjunto de dicas de profissionais para que nada falhe este ano e triunfes na arte de receber.

Os conselhos para saber como meter a mesa de Natal são da interiorista Luisa Fernanda Cabeza, do atelier espanhol Gunni & Trentino.

  • O primeiro que deves fazer, antes de imaginar a mesa, é pensar exatamente no menú, porque isso vai condicionar a loiça, os talheres e os coporos que vais necessitar. E claro vai ser determinante para ditar a ordem na mesa saber se é um jantar sentados ou um buffet. Um conselho: a mesa deve ser funcional, tudo o que se ponha deverá ser útil. Por exemplo, de que servem os copos de champanhe na mesa se ainda não vais servi-lo?
  • Outro básico: a toalha, sempre impoluta de nódoas e passada a ferro. O de estar passado a ferro é inegociável. Queres colocar uma toalha de papel ou plástico? Se os teus convidados são jovens ou há crianças talvez seja o mais apropriado. Até porque hoje em dia há umas bem bonitas. Mas claro, se os teus gostos são mais clássicos, deverá ser de tecido. No Natal aceita-se de tudo, mas sempre com bom gosto.
  • Combina diferentes serviços de loiça: não tens porque meter a mesa da avó. Ou dito de outra forma, podes colocá-la combinando com esses pratos de desenho de que tanto gostas. É algo que se usa, basta dar uma vista de olhos nos restaurantes mais caros para comprovar que os chefs também o fazem. 
  • É jantar? Coloca umas velas acesas, que são acolhedoras e dão calidez ao ambiente. 
  • Flores frescas, sempre: mesmo que sejam umas simples margaridas. As flores dão sempre vida à tua mesa Mas importante: escolhe umas que não sejam muito aromáticas para não taparem o aroma dos teus pratos.
  • Mesa carregada ou mesa zen. Depende dos gostos, mas no Natal aceita-se um estilo mais pesado. Podes colocar adornos natalícios, laços e um centro de mesa. Se procuras algo mais leve, deita a mão ao ikebana, a arte floral japonesa que é súper elegante.
  • Não tens talheres de prata? Não passa nada: na mesa de Natal não faz falta um luxo desmesurado, o que sim é preciso é entusiasmo. Uma mesa simples pode ser muito bonita com uns simples detalhes.
  • Toalha de resguardo: Usa-se debaixo da toalha de servir para proteger a mesa, além de que dá um aspeto mais consistente ao conjunto global. O melhor é que seja plastificado, para evitar manchas na mesa.
  • E falando de manchas, evita servir o vinho na mesa: o melhor é metê-lo num decantador, para evitar as nódoas que depois custam tanto a tirar.
  • Se vês que o conjunto fica muito carregado, uma vez que o montaste, não tanto pelos adornos, mas pela loiça e cristalaria, podes sempre, se tens espaço, colocar uma mesa de apoio. 
  • Não é obrigatório que seja tudo de tons dourado e prateado: há outras cores, como por exemplo, o beringela ou azul, e os eternos encarnados, verdes e brancos. Trata-se de conseguir bonitas combinações.
  • Copos também para os miúdos? E porque não? Se já são grandinhos, vão gostar de brindar com bebidas não alcoólicas servidas num copo.
  • A mesa deve refletir a tua personalidade: ou seja, se não és uma pessoa clássica, não vai ficar bem que uses talheres de prata e loiça centenária. Não forces um cenário: a mesa terá de ser um reflexo dos teus gostos e de quem és.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta