Conselhos práticos e muito úteis para te livrares das toxinas, prejudiciais não só para o ambiente da casa, como também para o bem-estar físico e emocional de quem a habita.
Comentários: 0
Pequenos passos para ter um lar mais saudável
Pequenos passos para um lar mais saudável Photo by Volha Flaxeco on Unsplash

A contagem decrescente para o final do ano (e da década) já começou. E talvez esta seja uma boa altura para praticar o “mindfulness” em casa e deixar tudo o que não interessa fora de portas. No artigo de hoje, e para que possas deixar o teu espaço livre de impurezas, deixamos-te alguns conselhos práticos e muito úteis para te livrares das toxinas, prejudiciais não só para o ambiente da casa, como também para o bem-estar físico e emocional de quem a habita.

Apresentamos-te 6 conselhos listados pela Revista AD e que podem ajudar-te nesta tarefa, numa espécie de resolução de ano novo adiantada. 

Uma guerra ao pó

O pó, pequenas partículas compostas de ácaros, pólen, células mortas da pele, mofo, cabelos, pesticidas, purificadores de ar ... Seja alérgico ou não, é conveniente que a tua casa esteja o mais livre possível delas. Para consegui-lo, aposta em plantas de interior, aposta em pavimentos de madeira, descalça-te assim que entres em casa, lava a roupa da cama pelo menos uma vez por semana, utilizada desumidificadores e limpa o pó com um pano húmido com frequência.

Descalçar os sapatos é uma regra de ouro
A limpeza do pó e ácaros é muito importante Photo by The Creative Exchange on Unsplash

Troca os utensílios de cozinha

Substitui as caçarolas e panelas de alumínio por ferro fundido, cerâmica ou aço inoxidável sem níquel. Diz não às panelas de cobre e compra recipientes próprios para forno e jarras de vidro. Utiliza sempre tábuas de madeira e nunc ao plástico. A saúde agradecerá.

Proibir o plástico

Não apenas pela saúde, mas também pelo planeta. E as dicas são simples: faz compras com sacos de pano, compra legumes e frutas a granel, diz não aos talheres, copos e pratos de plástico. Livra-te de sacos de plástico com fecho e da película aderente para embalar os alimentos.

Pequenos detalhes que fazem a diferença
Preferir sempre o vidro ao plástico Photo by Toa Heftiba on Unsplash

Reciclar é melhor que deitar fora

Uma casa com baixa toxicidade significa um mundo com baixa toxicidade. Para consegui-lo deves pensar muito bem naquilo que precisas de comprar, mas também naquilo que colocas no lixo. Deita fora apenas aquilo que não puder ser reutilizado, vendido, doado, ou reabilitado.

Quartos “low tox”

Este é o espaço mais importante da casa. Dicas: compra uma cama de madeira, escolhe colchões de latex ou lã, menos tóxicos, e utiliza roupas de cama de fibras naturais. O algodão orgânico é o melhor, o teu sono vai agradecer.

Pavimento e cama de madeira
Um quarto 'clean' Photo by Minh Pham on Unsplash

Sem velas ou purificadores de ar

Sabemos que eles são estéticos, agradáveis ​​e capazes de criar intimidade, mas tanto os purificadores de ar artificiais quanto muitas das velas (nem todas) são uma fonte de toxinas domésticas. A maioria das ceras é feita com parafinas extraídas do petróleo e muitas, especialmente as baratas, podem conter chumbo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta