Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Cinco dicas de decoração para viveres numa casa mais "mindfulness"

Christopher Jolly/Unsplash
Christopher Jolly/Unsplash
Autor: Redação

Conseguir relaxar dentro das nossas “quatro paredes” nem sempre é tarefa fácil. Mas não há mesmo melhor lugar para praticar o “mindfulness” – leia-se a meditação – que a nossa casa. Decidimos por isso reunir um conjunto de dicas para que possas sentir-te tranquilo e em paz no teu espaço. Para os mais céticos, um alerta: não apresentamos teorias científicas ou correntes de pensamento, apenas alguns truques para que possas tornar a tua casa no lugar que mais importa.

Deves procurar centrar a tua atenção em coisas que podem ajudar-te a relaxar ou encontrar a paz em casa, e esquecer (durante umas horas) o mundo fora de portas. O Apartment Therapy reuniu algumas dicas. Mostramos-te quais são.

Experimenta alguns acessórios de meditação

Ainda que possas ser cético no que à meditação diz respeito, lembra-te que todos podemos beneficiar de um pouco de tranquilidade de vez em quando. Provavelmente não terás um espaço “zen” em casa, mas a verdade é que tudo o que precisas é de uma boa almofada.

Hutomo Abrianto/Unsplash
Hutomo Abrianto/Unsplash

Define um espaço criativo

Deves procurar um canto ou recanto dedicado apenas a ti: às tuas paixões, aos teus hobbies, às tuas coisas. Ter um refúgio é verdadeiramente importante, mesmo que seja apenas uma mesa, uma cadeira com os teus livros e o teu computador. Cria um espaço onde possas anotar os teus pensamentos e objetivos.

Daniil Silantev/Unsplash
Daniil Silantev/Unsplash

Encontra o “perfume certo”

O perfume é uma “arma” poderosa. Pode transportar-te, pelo menos mentalmente, para outro tempo ou lugar. Descobre onde é que te sentes mais em paz. Na praia? No campo? Num spa? Seja o que for procura velas, difusores, óleos essenciais ou incensos com cheiros similares para que possas transportar esses odores para a atmosfera da tua casa.

Alisa Anton/Unsplash
Alisa Anton/Unsplash

Deixa as cores mudarem a energia de um espaço

Para que encontres um ambiente relaxante em casa o melhor será ficares longe das cores vibrantes e energéticas. Em vez disso, escolhe tons tranquilos como azuis claros, verdes ou cinzas - até mesmo um tom suave de lavanda, rosa ou branco. E não é só tinta - pensa nos móveis também. Camas, sofás, tapetes e outros itens também devem seguir uma paleta tranquila. Elige materiais naturais como a madeira e o linho.

Logan Nolin/Unsplash
Logan Nolin/Unsplash

Conforto é “rei”

Não compres móveis que são para "mostrar" -  como aquela cadeira que fica bem no Instagram, mas que é ridiculamente desconfortável. Ou um travesseiro minúsculo, cosido à mão, mas que custa uma pequena fortuna. Escolhr acabamentos e peças intemporais, que te façam feliz.

DESIGNECOLOGIST/Unsplash
DESIGNECOLOGIST/Unsplash