Hoje em dia é possível fazer uma lareira em casa. Ensinamos-te como, num passo a passo, para acenderes a chama dos teus serões.
Comentários: 1
Como fazer uma lareira passo a passo
Unsplash

A construção de uma lareira em casa é algo com que muitos sonham, sobretudo durante a época fria. Uma lareira é útil para diminuir os custos com o aquecimento, sendo capaz de aumentar o charme de qualquer casa ou apartamento. No entanto, para fazer uma lareira em casa existem alguns detalhes a considerar.

Assim damos início ao nosso guia sobre como fazer uma lareira passo a passo. Uma construção cuidadosa e alguma atenção na limpeza, podem ajudar, sem dúvida, a melhorar a qualidade de aquecimento de muitos ambientes.

1. Escolher o lugar certo para construir a lareira

Podes fazer uma lareira numa sala de estar, divisão onde passas grande parte do teu tempo. Mesmo assim, os mais atrevidos podem optar por construir uma lareira principal na sala e, por exemplo, uma lareira de canto noutra divisão. Fazer uma lareira de canto é simples e normalmente a sua estrutura quase passa despercebida.

Tipos de lareira
Pixabay

Os mais extravagantes que tenham por exemplo sala e cozinha em open space podem fazer uma lareira de ilha, colocada ao centro que será importante para separar a divisão e adotar a melhor decoração.

2. Ter em conta as dimensões para a lareira

Para fazer uma lareira funcional e esteticamente apelativa devem ser respeitadas algumas medidas.

  • Altura: Uma lareira a lenha fica bem com 1 metro ou 1,5 metros de altura. Algumas lareiras elétricas ou lareiras com recuperador de calor são mais pequenas e podem ter pouco mais de 0,5 metros de altura;

  • Base da lareira: A espessura da base da lareira deve ser determinada consoante o tipo de solo e o peso a suportar. Na maioria dos casos, trinta centímetros são suficientes;

  • Largura: A largura da lareira varia normalmente entre os 45 cm e 60 cm;

A título de exemplo, numa divisão com 20 m², as dimensões da lareira devem ser de pelo menos 50×60, com 35 cm de profundidade; em espaços de 30 m² as melhores dimensões da lareira são de 75×60 cm, com profundidade de 37 cm. Nas divisões com 50 m² podes construir uma lareira de 115×82 cm, com 45 cm de profundidade.

Deves também construir uma chaminé para a lareira, que obriga a colocação de alguns tubos. A chaminé deve ficar a pelo menos 60 centímetros de distância do telhado ou de outros obstáculos, como árvores de grande porte que, por vezes, dificultam a circulação do ar.

3. Reunir todos os materiais para fazer uma lareira

Serão necessários vários materiais para fazer uma lareira como tijolos, pedra, areias e cimento, por serem resistentes.

Fazer uma lareira em casa
Pexels
Em casas clássicas, um revestimento da lareira em pedra confere a aparência rústica desejada. No entanto, o revestimento da lareira em mármore dá um toque de elegância ao ambiente. O estilo da casa e do mobiliário deve ser avaliado para escolher os materiais mais adequados e criar as combinações mais sofisticadas.

Quanto aos materiais necessários para fazer a chaminé da lareira encontramos o cobre ou aço inoxidável (Inox). Desde que fornecido um correto isolamento térmico, que impeça a dispersão do calor e permita que os fumos subam da forma certa, qualquer uma destas opções parece-nos válida.

Que tipo de lareira construir em casa?

Existem lareiras a pellets, com excelente rendimento calorífico, baixos custos de funcionamento mas com efeito de fogo menos marcante. Existem ainda lareiras ecológicas a bioetanol, com extraordinário rendimento e respeito pelo meio ambiente.

Outras lareiras, como as lareiras elétricas, podem ser mais caras de fazer, mas são capazes de reproduzir mais ou menos o aspeto de uma lareira a lenha.

A escolha do tipo de lareira depende de cada um. Na verdade, o que não falta são inúmeras soluções de aquecimento fácil para passar o inverno sem cobertores e mantas.

Fazer uma lareira em casa segura e protegida

Não te esqueças da segurança e proteção da lareira contra o risco de incêndios. Podes utilizar grades de ferro, que são um dos acessórios de lareiras mais populares, contudo é melhor fazer uma lareira com portas de vidros resistentes ao calor, uma vez que continuas a contemplar as chamas e a sala é aquecida eficientemente.

Obviamente não convém deixar as crianças sozinhas com fogo da lareira acesso. Deve haver ainda um cuidado especial com a limpeza das chaminés, caso contrário aumentasse o risco de incêndio.

É possível fazer uma lareira alentejana em casa?

A maioria dos portugueses quando pensa numa lareira tradicional pensa na lareira alentejana por ser ampla e por manter o interior de uma casa acolhedor. Na realidade, a lareira alentejana concede um ar relaxante e minimalista.

Lareira alentejana
Elefante de Papel
A lareira alentejana é uma lareira de chão a lenha e distingue-se das outras, por ser construída no nível do solo numa estrutura de tijolos. Além disso, dispõe de pano - designado de “gerlanda” - que cai da chaminé e que se junta à parede. Além de servir como fonte principal de aquecimento, as lareiras alentejanas podem ser utilizadas para preparar refeições.

Depois de leres o nosso guia passo a passo para fazer uma lareira podes meter as mãos à obra. Não te esqueças de elaborar um orçamento ou até mesmo pedir ajuda a especialistas em decoração para ter a melhor lareira em casa.

Ver comentários (1) / Comentar