
Quando se trata de decorar a casa, um dos pontos fundamentais é conseguir um estilo que combine conforto, beleza e personalidade, de preferência com poupança de recursos. Um estilo onde nos podemos inspirar é o chamado 'shabby chic', uma abordagem ecológica e económica que permite criar um ambiente romântico e confortável, aproveitando peças já existentes, com um toque gasto e envelhecido capaz de dar o toque de charme que qualquer casa merece.
O estilo 'shabby chic' pode ser uma excelente opção para quem deseja criar um refúgio acolhedor e uma casa com alma e história sem gastar mundos e fundos nem recursos desnecessários, tal como explica a Staging Factory neste artigo escrito para o idealista/news.

O termo surgiu no final da década de 70 e ganhou popularidade na década de 1990 como um estilo de design de interiores e decoração que combina elementos e mobiliário vintage e com uma aparência um pouco desgastada ou envelhecida numa paleta de cores suaves e pastel. É um estilo que permite utilizar parte do que já se tem, peças de família e ou compradas em segunda mão, criando ambientes acolhedores e baseados na história e com uma aparência vivida.
O estilo 'shabby chic' voltou a ser valorizado nos últimos anos dado o tempo que as pessoas dedicaram mais à casa e à família devido à pandemia. A procura da familiaridade, a enfâse na poupança de recursos e ao mesmo tempo a necessidade de investir e recriar a decoração dos ambientes fez com que muita gente olhasse para as peças antigas e em segunda mão e lhes desse uma nova vida e um lugar central na decoração. Pelo facto de se centrar em peças clássicas, com marcas de desgaste e envelhecidas, este estilo acaba por permitir criar espaços que transmitem uma sensação instantânea de aconchego e calor e um maior conforto emocional.

Estilo 'shabby chic': características
- Preservar e valorizar a beleza do desgaste:
Uma das características distintas do estilo 'shabby chic' é a valorização do desgaste natural dos objetos. Móveis e elementos decorativos envelhecidos são abraçados e apreciados em vez de descartados. Riscos, rachas e a chamada “patine” tornam-se parte integrante do encanto do ambiente. Ao adotar este estilo estás a resgatar peças antigas, reutilizar e restaurar móveis familiares ou a descobrir tesouros vintage em lojas de segunda-mão. Essa abordagem não só reduz o desperdício como dá à tua casa uma sensação autêntica e única em que cada objeto conta uma história.
- A beleza do imperfeito:
Ao contrário de estilos mais formais, opulentos e sofisticados, o 'shabby chic' celebra a beleza do imperfeito. O charme está na história, no desgaste dos móveis, nos padrões florais desbotadas e nas cores suaves que criam uma atmosfera romântica e tranquila, perfeita para relaxar e descontrair.
- Economia de recursos e custo acessível:
Pode-se dizer que o 'shabby chic' é também uma excelente opção para quem quer poupar recursos. Ao aproveitar móveis e objetos já existentes, reduzes a necessidade de comprar itens novos, o que ajuda a economizar recursos naturais e a reduzir os gastos desnecessários. Além disso, a restauração de peças antigas pode ser uma atividade gratificante, permitindo dar uma nova vida a objetos que de outra forma iriam provavelmente para o lixo. Com um pouco de criatividade e habilidade e sem precisar de gastar uma fortuna, é possível transformar móveis velhos em verdadeiras peças de destaque ao estilo 'shabby chic.'

- A casa com alma e história:
O 'shabby chic' é mais do que um estilo de decoração. É uma abordagem que dá à tua casa uma alma, charme e história única. Cada objeto desgastado e cada peça vintage contam uma narrativa, criam um elo com o passado. Esta atmosfera nostálgica e sentimental cria uma sensação de acolhimento e conforto e criar um ambiente verdadeiramente especial.
Dicas para quem pretende abraçar o estilo 'shabby chic':
- Procura móveis e peças vintage em lojas e websites de segunda mão, mercados de rua, sótãos e garagens de familiares ou lojas de antiguidades.
- Utiliza as velaturas para dares uma aparência desgastada aos móveis e objetos.
- Combina padrões florais suaves com tecidos lisos ou texturas delicadas. Podes utilizar nos estofos, cortinas ou papel de parede para dar um toque feminino e romântico ao espaço.
- Aposta em cores suaves, como brancos, tons pastel, taupe e cinzas. As cores suaves ajudam a criar um ambiente geral leve e arejado.
- Adiciona toques de charme com acessórios vintage, como espelhos antigos, relógios de parede ou candelabros.
- Opta por cortinas leves e fluidas para criar ambiente suaves e românticos.
- Itens reutilizados: este estilo de decoração é perfeito para dar uma nova vida a objetos. Podes por exemplo utilizar uma escada antiga como estante de livros, uma bancada de marceneiro como consola ou uma máquina de coser com uma secretária. Dá um toque de criatividade e individualidade ao teu espaço.
O estilo 'shabby chic' oferece uma abordagem eco muito em linha com os tempos atuais. Para além de proporcionar uma estética agradável, o shabby chic é uma forma sustentável de decorar, que evita o desperdício e reutiliza objetos preciosos. Portanto, se queres criar o teu refúgio pessoal, onde sintas conforto, beleza e uma sensação autêntica, o shabby chic pode ser a escolha perfeita.



Para poder comentar deves entrar na tua conta