
Quando olhas para um céu, numa noite escura como breu, e vês uma lua gigantesca a pairar algures no universo, entras num estado de contemplação, reflexão, sentes o poder da lua sobre ti e sobre toda a Humanidade. A super lua é um acontecimento que acontece pouquíssimas vezes durante o ano e merece a nossa atenção.
O fenómeno da super lua
Este fenómeno da super lua acontece quando a lua está cheia, ou nova, sempre no seu pleno esplendor, e a sua órbita está mais perto do satélite natural da Terra, mais perto de nós. Este ponto de maior aproximação denomina-se perigeu e a lua parece-nos maior e mais brilhante. Quando a lua está mais longe de nós, denomina-se apogeu.

Como a órbita da lua é elíptica, de quando em quando aproxima-se de nós um bocadinho mais do que o costume. Aproxima-se e afasta-se da Terra consoante o seu percurso na órbita. O termo “super lua” foi criado em 1979 e sabemos que num dia de super lua, 17% é a percentagem do aumento da lua e 30% é o valor que toca ao aumento da sua luminosidade.
Maior e mais luminosa, a super lua tem uma órbita que muda ao longo do tempo devido à influência gravitacional do Sol e de outros planetas do sistema solar. Geralmente conseguem ser previstos os momentos de perigeu, mas a lua é senhora do seu nariz e por vezes acontecem fenómenos que não são fora do comum, como ter uma lua cheia com um perigeu extremo.

Super efeitos durante a super lua?
Tudo no universo “mexe connosco” de uma maneira ou de outra. Somos influenciados pelas pessoas que nos rodeiam, pelo trabalho, hábitos do dia a dia, alimentação, por todas as energias que circulam no universo, e pelos astros.
A astronomia demonstra que a posição dos astros e o seu movimento interfere na nossa vida e no nosso ser ao longo dos tempos. A lua faz parte do mistério da influência dos astros e continua a ser uma fonte de fascínio ao longo da história no que toca ao seu poder oculto e força sobre a humanidade.
E quando somos abençoados por uma super lua, a influência não é necessariamente super visível. De forma geral (quando presenciamos a lua em qualquer uma das suas lindíssimas fases), a força gravitacional da lua afeta as marés dos oceanos e segundo uma abordagem mais holística e espiritual, influencia o comportamento humano. O humor, os padrões de sono e a energia de cada pessoa pode ser modificada consoante as fases da lua.

A lua também é a musa inspiradora dos artistas, e como possui energia feminina, que está ligada à criatividade e à arte, são muitos os que têm rasgos de genialidade inspiradora nas noites de lua cheia. A beleza mística da lua inspira-nos sem sabermos, alimenta a nossa imaginação e dá-nos o impulso para sermos mais criativos.
Portanto, na próxima lua cheia, tira a tela e os pincéis ou o violoncelo e deixa-te guiar pela inspiração artística que a lua te oferece. Durante a fase da lua cheia sentimo-nos mais recetivos ao mundo lá fora, a energia solar pode diminuir e tornar-nos mais sensíveis, frágeis e vulneráveis, com menos controlo da nossa energia.
As super luas deste ano

- 1 de agosto – a segunda super lua do ano, no pico do verão, vai chegar a estar à distância de cerca de 357,528 quilómetros de nós, segundo as estimativas dos astrónomos. Vai aparecer no nosso céu às 19h31 e podemos apreciá-la à beira-mar, depois de um dia de praia, enquanto ainda estamos a ser banhados pelos tons amarelo-alaranjados que o sol deixou para trás.
- 31 de agosto – esta lua, para além de ser super lua, é ainda mais especial. É a famosa lua azul (e não, não é azul). A lua azul mensal é quando a lua cheia se dá duas vezes no mesmo mês, sendo a segunda a aparecer no mês respetivo. Agosto terá duas super luas (cheias) e a segunda é então denominada lua azul. Também existe a lua azul sazonal, que é a terceira lua cheia da estação astronómica que tem quatro luas cheias. As luas azuis – tanto as mensais como sazonais – acorrem a cada dois ou três anos, portanto é melhor colocarmos o lembrete para a admirarmos neste dia, onde ela estará a aproximadamente 357.344 quilómetros da Terra.
- 29 de setembro – esta super lua vai nascer com o pôr do sol e vai estar à distância aproximada de 361,553 quilómetros do nosso planeta azul. Assim que o sol desaparecer, no fim de tarde do dia 29, olha para o lado oposto onde o sol se encostou no horizonte e procura pela última super lua de 2023. Ela vai estar cheia, luminosa, pronta para te receber.
Até ao resto do ano a lua vai continuar a fazer-nos companhia, não tão gigante como quando é uma super lua, mas seguramente charmosa e magnífica como a vemos quase todas as noites.
Para poder comentar deves entrar na tua conta