Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Energia

Últimas notícias sobre "Energia" publicadas em idealista.pt/news

Trocar o gás de botija por eletricidade em casa? Novos apoios do Governo em breve

Admitindo que o GPL engarrafado vai continuar a desempenhar um papel relevante no uso doméstico em Portugal, e que o processo de transição energética vai ser lento, podendo demorar anos, o Ministério do do Ambiente e da Ação Climática está determinado em contribuir para um aumento do consumo de eletricidade, em detrimento do recurso ao gás de botija. E para isso, está a desenhar um conjunto de medidas que visam apoiar as famílias na substituição de equipamentos domésticos que funcionem a partir desta fonte de energia. 

Notícia sobre:

Governo aprova estratégia do hidrogénio: preço para consumidores deverá equivaler a gás natural

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 30 de julho, a Estratégia Nacional para o Hidrogénio. A estratégia prevê um investimento de sete mil milhões de euros e pretende representar 5% no consumo final de energia em 2030. O hidrogénio deverá, de resto, ter um preço semelhante ao do gás natural.

Notícia sobre:

Caso EDP: guia para entender o que está em causa

António Mexia, presidente da EDP, e João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis, foram suspensos das funções pelo juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, Carlos Alexandre, tal como tinha sido solicitado pelo Ministério Público (MP), para não perturbarem a investigação de que são alvo. Os dois gestores são suspeitos, em coautoria, da prática de quatro crimes de corrupção ativa e de um crime de participação económica em negócio, tendo sido constituídos arguidos há cerca de três anos. Agora ficam também proibidos de viajar para o estrangeiro, impedidos de entrar nos edifícios da EDP e contactar com com arguidos e testemunhas.

Notícia sobre:

Consumo de energia em casa: em que é que as famílias da UE mais gastam?

Na União Europeia (UE), é no aquecimento da casa que as famílias mais gastam energia (63,6% do consumo final de energia por tipo de uso no setor residencial), segundo um estudo publicado pelo Eurostat. A eletricidade usada para iluminação e para a maioria dos aparelhos elétricos representa 14,1% (excluindo o uso de eletricidade para alimentar os principais sistemas de aquecimento, arrefecimento ou de cozina), e a proporção usada para aquecimento de água representa 14,8%.

Notícia sobre:

Preço da luz cai 4,9% em Portugal no segundo semestre de 2019 – é a terceira maior descida da UE

No segundo semestre de 2019, o preço da luz desceu 4,9% em Portugal face ao período homólogo, tendo registado a terceira maior descida da União Europeia (UE), apenas atrás de Dinamarca (6,3%) e Grécia (-5,8%). Um valor que compara com um aumento de 1,3% em média da UE. 

Notícia sobre:

Compensa pagar as despesas da casa por débito direto?

Desde há uns anos que se tem intensificado o uso dos pagamentos por débito direto. Ou seja, um determinado fornecedor/vendedor desconta o valor de uma fatura na conta do cliente, diretamente, sob prévia autorização. Isto pode acontecer com contratos duradouros - como fornecedores de energia, telecomunicações ou a renda da casa - mas também para pagamentos pontuais. No Deco Alerta de hoje esclarecemos os direitos dos consumidores e vantagens associadas, mas também os cuidados a ter.

Notícia sobre:

Porto: câmara vai instalar sistemas fotovoltaicos em 29 edifícios municipais

A Câmara Municipal do Porto (CMP) vai instalar, no âmbito do projeto Porto Solar, sistemas fotovoltaicos em 29 coberturas de edifícios municipais, 25 dos quais escolas da rede pública municipal. O objetivo é, além de conseguir uma poupança considerável no consumo de energia elétrica, diminuir a emissão para a atmosfera de gases com efeitos de estufa em 500 toneladas por ano.

Notícia sobre:

Estas dicas ajudam a baixar a fatura da luz: poupança pode chegar a 29%, avisa Deco

“Ajudámos 24 famílias com 300 conselhos personalizados. A poupança pode chegar aos 2.226 euros por ano”, refere a Deco Proteste. Segundo a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, com a aplicação de algumas medidas, a fatura da luz dos portugueses pode baixar 29%.

Notícia sobre: