Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Energia

Últimas notícias sobre "Energia" publicadas em idealista.pt/news

Os eletrodomésticos que gastam mais energia em casa e truques para poupar

Nos últimos meses, a maior parte do tempo dos portugueses foi passado em casa, devido à pandemia da Covid-19. Não é de estranhar, por isso, que os consumos de energia tenham subido em flecha, nomeadamente os da eletricidade. Quais serão, então, os eletrodomésticos mais “glutões” da casa e o que é possível fazer para que poupar energia com os mesmos? Explicamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

Notícia sobre:

Consumo global de combustíveis fósseis em Portugal caiu 11% em 2020

O consumo global de combustíveis fósseis em Portugal caiu 11,1% em 2020, em comparação com o ano anterior, para 12,68 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (TEP), segundo o mais recente boletim da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Notícia sobre:

Central de Sines fecha hoje e desativação pode levar cinco anos

A central de Sines, em Setúbal, fecha portas hoje (14 de janeiro de 2021), deixando, desta forma, de produzir eletricidade. Inicia-se, depois, a desativação dos equipamentos, um processo que levará cerca de cinco anos, continuando em aberto o futuro daquela infraestrutura.

Notícia sobre:

Portugal é um dos países da UE que mais usa fontes de energia renováveis para aquecer a casa

Portugal é um dos países da UE que mais usa fontes de energia renováveis para aquecer ou refrescar a casa, consoante a época do ano. Segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat, relativos a 2019, a quota de energia proveniente de fontes renováveis para aquecimento e arrefecimento dos espaços – particulares ou não – é superior a 50% na Suécia (66,1%), Letónia (57,8%), Finlândia (57,5%) e Estónia (52,3%). Portugal encontra-se na sétima posição (41,6%), bem acima da média dos países da UE (22.1%).

Notícia sobre:

Consumo de energias renováveis em Portugal atinge 30,6% em 2019 – mais que a média europeia

O consumo final bruto de energia proveniente de fontes renováveis em Portugal atingiu 30,6% em 2019, um valor superior ao verificado na média dos países da União Europeia (UE): 19,7%. Em causa estão dados revelados recentemente pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Tarifa social de energia: o que é e quem tem direito a beneficiar de descontos?

Combater a pobreza energética existente em muitas casas de Portugal é um desafio constante, sobretudo quando o frio “chega” e há necessidade de aquecer a casa. Um cenário que ganha força nestes dias, marcados por uma pandemia que teima em não tréguas. Para ajudar a baixar a fatura da luz e do gás algumas famílias podem beneficiar de um desconto, através da tarifa social de energia. Expicamos tudo sobre o assunto neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Como escolher a caldeira certa para ter a casa confortável no inverno?

Ter a temperatura ideal em casa, sem gastar muito e sem contaminar é um desafio. E agora com o inverno, cada vez mais perto, são muitos os portugueses que procuram melhorar o conforto térmico do lar, considerando investir em equipamentos com eficiência energética. Hoje, neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, analisamos o potencial de performance das caldeiras como solução de aquecimento doméstico.

Notícia sobre:

Parques eólicos em baldios têm de pagar IMI

Notícia sobre:

Energie desafia a crise com aposta no mercado residencial

Presente em 50 mercados, com "forte incidência" no centro e norte da Europa, nos Emirados Árabes Unidos e na Austrália e Nova Zelândia, bem como nos EUA, a empresa portuguesa Energie está agora a apostar no mercado residencial, para compensar a crise vivida no setor do turismo. Especializada em painéis solares termodinâmicos e com tecnologia patenteada, estima faturar entre 12 e 13 milhões de euros este ano, depois de ter fechado 2019 com 8,5 milhões (65% dos quais gerados pela exportação), com o negócio a ser penalizado pelo incêndio que, em fevereiro, destruiu parte da fábrica, em Laúndos, e pela pandemia.

Notícia sobre:

Celebrar contratos por telefone, sim ou não? Tudo o que é preciso saber para evitar problemas

A celebração de um contrato por telefone, por exemplo de uma empresa fornecedora de energia, é cada vez mais comum nos dias de hoje, sobretudo em tempos de pandemia da Covid-19. Este é, no entanto, um tema sensível e que deixa muitos consumidores apreensivos. Será que é legal? Será que é seguro e fiável? Estas são algumas das dúvidas em cima da mesa. No artigo de hoje da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este assunto.  

Notícia sobre: