Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Energia

Últimas notícias sobre "Energia" publicadas em idealista.pt/news

Tarifa social de energia: o que é e quem tem direito a beneficiar de descontos?

Combater a pobreza energética existente em muitas casas de Portugal é um desafio constante, sobretudo quando o frio “chega” e há necessidade de aquecer a casa. Um cenário que ganha força nestes dias, marcados por uma pandemia que teima em não tréguas. Para ajudar a baixar a fatura da luz e do gás algumas famílias podem beneficiar de um desconto, através da tarifa social de energia. Expicamos tudo sobre o assunto neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Como escolher a caldeira certa para ter a casa confortável no inverno?

Ter a temperatura ideal em casa, sem gastar muito e sem contaminar é um desafio. E agora com o inverno, cada vez mais perto, são muitos os portugueses que procuram melhorar o conforto térmico do lar, considerando investir em equipamentos com eficiência energética. Hoje, neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, analisamos o potencial de performance das caldeiras como solução de aquecimento doméstico.

Notícia sobre:

Parques eólicos em baldios têm de pagar IMI

Notícia sobre:

Energie desafia a crise com aposta no mercado residencial

Presente em 50 mercados, com "forte incidência" no centro e norte da Europa, nos Emirados Árabes Unidos e na Austrália e Nova Zelândia, bem como nos EUA, a empresa portuguesa Energie está agora a apostar no mercado residencial, para compensar a crise vivida no setor do turismo. Especializada em painéis solares termodinâmicos e com tecnologia patenteada, estima faturar entre 12 e 13 milhões de euros este ano, depois de ter fechado 2019 com 8,5 milhões (65% dos quais gerados pela exportação), com o negócio a ser penalizado pelo incêndio que, em fevereiro, destruiu parte da fábrica, em Laúndos, e pela pandemia.

Notícia sobre:

Celebrar contratos por telefone, sim ou não? Tudo o que é preciso saber para evitar problemas

A celebração de um contrato por telefone, por exemplo de uma empresa fornecedora de energia, é cada vez mais comum nos dias de hoje, sobretudo em tempos de pandemia da Covid-19. Este é, no entanto, um tema sensível e que deixa muitos consumidores apreensivos. Será que é legal? Será que é seguro e fiável? Estas são algumas das dúvidas em cima da mesa. No artigo de hoje da Deco Alerta explicamos-te tudo sobre este assunto.  

Notícia sobre:

Como ter uma casa mais “verde”: a importância e as vantagens de produzir a própria energia

É verdade que se produz cada vez mais eletricidade através de fontes renováveis, como o sol, o vento e a água, no entanto, cerca de 40% da eletricidade ainda é proveniente de fontes não renováveis, nomeadamente carvão, petróleo e gás natural. É crucial, portanto, que o uso de fontes de energia renováveis seja prioritário. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, mostramos algumas (boas) razões para se ponderar a instalação de um sistema solar fotovoltaico e, desta forma, se produzir a própria eletricidade.

Notícia sobre:

Fatura da luz alta com equipamentos eficientes? Os comportamentos têm (também) de ser eficientes

Fazer com que a fatura da eletricidade baixe é um desafio para muitos portugueses, já que esta é uma elevada despesa a ter em conta no final do mês. Muitas pessoas optam por comprar eletrodomésticos mais eficientes, numa tentativa de baixar o consumo de energia, mas nem sempre surte efeito. Porquê? Devido ao efeito ricochete ou ‘rebound’. Explicamos-te tudo sobre este assunto neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Truques para entender a fatura da luz e... controlar e baixar os consumos de energia

As despesas com a fatura de eletricidade são muito elevadas para muitos portugueses, e terão aumentado bruscamente com a pandemia da Covid-19, já que muitas pessoas passam muito mais tempo em casa. Neste artigo, preparado pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, damos-te alguns conselhos que podem ajudar a baixar a fatura, bem como a perceber e/ou compreender melhor o conteúdo da mesma. 

Notícia sobre:

A importância (e as vantagens) de comprar produtos com rótulo ecológico

O que é o rótulo ecológico europeu e para que funciona? Que vantagens têm os consumidores que optam por comprar produtos que tenham este mesmo rótulo? Explicamos tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta. Dizer, desde já, que se trata de um “selo” que existe há 28 anos na União Europeia (UE).

Notícia sobre: