Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Energia

Últimas notícias sobre "Energia" publicadas em idealista.pt/news

Compensa pagar as despesas da casa por débito direto?

Desde há uns anos que se tem intensificado o uso dos pagamentos por débito direto. Ou seja, um determinado fornecedor/vendedor desconta o valor de uma fatura na conta do cliente, diretamente, sob prévia autorização. Isto pode acontecer com contratos duradouros - como fornecedores de energia, telecomunicações ou a renda da casa - mas também para pagamentos pontuais. No Deco Alerta de hoje esclarecemos os direitos dos consumidores e vantagens associadas, mas também os cuidados a ter.

Notícia sobre:

Porto: câmara vai instalar sistemas fotovoltaicos em 29 edifícios municipais

A Câmara Municipal do Porto (CMP) vai instalar, no âmbito do projeto Porto Solar, sistemas fotovoltaicos em 29 coberturas de edifícios municipais, 25 dos quais escolas da rede pública municipal. O objetivo é, além de conseguir uma poupança considerável no consumo de energia elétrica, diminuir a emissão para a atmosfera de gases com efeitos de estufa em 500 toneladas por ano.

Notícia sobre:

Estas dicas ajudam a baixar a fatura da luz: poupança pode chegar a 29%, avisa Deco

“Ajudámos 24 famílias com 300 conselhos personalizados. A poupança pode chegar aos 2.226 euros por ano”, refere a Deco Proteste. Segundo a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, com a aplicação de algumas medidas, a fatura da luz dos portugueses pode baixar 29%.

Notícia sobre:

Taxa de IVA em função do consumo pode pôr em causa justiça social, diz Mexia

O Governo quer que a taxa de IVA aplicada à eletricidade possa variar consoante escalões de consumo, tendo enviado uma carta à presidente da CE nesse sentido. Por cá, as opiniões dividem-se. O CEO da EDP, António Mexia, não está seguro sobre a eficácia deste modelo e defende que há formas mais diretas de combater a pobreza energética.

Notícia sobre:

Portugal (muito) perto de atingir metas de renováveis para 2020

Cerca de 18% do total de energia consumida na União Europeia, em 2018, veio de fontes de energia renováveis, segundo os dados recentes do Eurostat – acima dos 17,5% em 2017 e mais do dobro que em 2004, onde apenas 8,5% da energia era proveniente destas fontes. Portugal está muito perto de alcançar a meta fixada para 2020, mas ficou atrás do objetivo por um ponto percentual.  

Notícia sobre:

Engie Portugal vai investir 10 milhões em energia solar fotovoltaica

A Engie Portugal vai investir 10 milhões de euros em energia solar fotovoltaica descentralizada no país, nos próximos três a cinco anos. O investimento irá “contribuir para ajudar o tecido empresarial português a concretizar a transição energética carbono zero”, segundo a empresa.

Notícia sobre:

Deco Alerta: os truques que ajudam a poupar energia e a baixar a fatura da luz

A fatura da luz/eletricidade tende a ser uma das despesas mais caras em casa. Mas há formas de conseguir poupar uns trocos no final do mês. No artigo de hoje da rubrica Deco Alerta, assegurada pela Deco, damos algumas dicas que ajudam a poupar energia.

Notícia sobre:

Como carregar o carro elétrico quando não há equipamentos no estacionamento?

Cada vez mais conscientes do que se passa com o meio ambiente e das vantagens dos carros elétricos, o mercado deste segmento de veículos tem vindo a aumentar em Portugal. Mas a verdade é que ainda podem surgir algumas dificuldades na hora do carregamento, sobretudo quando o local de estacionamento não está preparado. Preparámos um manual com dicas que te vão ajudar a saber o que fazer nestes casos.

Notícia sobre:

O reinado da EDP Comercial no mercado livre de eletricidade à lupa

Em maio de 2019, o mercado liberalizado de eletricidade tinha perto de 5,16 milhões de clientes. Trata-se de um crescimento líquido de cerca de 14,2 mil clientes (0,3%) face a abril. A EDP Comercial continua a ser, de longe, a empresa com maior quota de mercado (79.7%).

Notícia sobre:

Burlas nos contratos de luz estão a disparar este ano

As reclamações nos contratos de energia dispararam. No Portal da Queixa foram registadas 161 reclamações nos primeiros sete meses de 2019, mais que em todo o ano de 2018. Já a ERSE quase duplicou os processo de contraordenação por burlas.

Notícia sobre: