Isolamento térmico da casa

Obras em casa: o que fazer para ter um bom isolamento térmico 

São muitas as famílias que se queixam de não ter um bom conforto térmico em casa: têm dificuldades em manter a habitação quente e acolhedora no inverno e fresca e amena no verão. Muitas vezes a solução passa por ligar o ar condicionado ou outros aparelhos, o que tem uma consequência direta na fatura da luz. Mas ter um bom isolamento térmico pode não ser complicado e dispendioso como parece. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
EDP e Decathlon assinam parceria para instalação de painéis solares

EDP instala até 42 mil painéis solares em lojas Decathlon na Europa

A EDP foi selecionada pela Decathlon para instalar até 80 projetos de produção de energia renovável nos edifícios da empresa em seis países europeus. “Vão ser instalados até 42 mil painéis solares nos telhados, estacionamentos cobertos e outros locais da Decathlon, alcançando uma capacidade instalada de até 21 megawatts-pico (MWp)”, refere a EDP, um dos principais impulsionadores de energia solar descentralizada na Europa. 
Instalação de painéis solares em Portugal

Painéis solares: projetos de autoconsumo atraem portugueses

No início de março, a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) tinha 890 pedidos de criação de projetos de autoconsumo coletivo, sendo que 480 estavam registados (com autorização para instalar painéis solares), 244 em análise, 144 a aguardar resposta dos promotores a pedidos de esclarecimento adicionais e 42 certificados. Trata-se de um aumento de 175% num espaço de oito meses: entre junho de 2023 e março de 2024.
Certificado energético da casa

Certificado energético: o que é e para que serve?

O que é o certificado energético e para que serve? Qual a sua importância no setor imobiliário, em concreto no segmento da habitação? Trata-se de um documento que é essencial, por exemplo, quando um proprietário decide vender ou arrendar uma casa, sendo emitido por técnicos especializados e autorizados pela Agência para a Energia (ADENE). No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre o certificado energético, que avalia um bem imóvel numa escala de performance energética de A+ a F.
Pagar menos eletricidade

Fatura da luz: leitura real e estimada, quais as diferenças?

Os últimos meses ficaram marcados pela subida da inflação, que escalou – para 2,3% em janeiro em termos homólogos, mais que dezembro (1,4%) –, em parte, devido ao aumento dos preços da eletricidade. Aumento esse que tem impacto direto no poder de compra dos consumidores. A fatura da luz representa, de resto, uma grande fatia das despesas dos portugueses com a habitação, a par da prestação/renda da casa. Mas há forma de tentar reduzir o custo da fatura da luz. Como? Desde logo pagando o que realmente se consome. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre a leitura real e estimada do contador da luz.
Painéis solares em casa

Energia solar em casa: Otovo e Leroy Merlin assinam parceria

A Otovo, principal marketplace europeu de instalações solares e baterias para o mercado residencial, e a Leroy Merlin, empresa especializada na venda de soluções para casa, assinaram uma parceria com o objetivo de “tornar acessível a mais pessoas o modelo de subscrição de painéis solares fotovoltaicos”, referem as empresas em comunicado. 
Lareiras podem causar incêndios

Combater o frio com a lareira: limpar a chaminé evita incêndios

O frio entra sem pedir licença em muitas casas em Portugal, sendo o combate à pobreza energética um desafio e, também, uma estratégia do Governo – estima-se que haja entre 1,8 e 3 milhões pessoas no país com “incapacidade ou dificuldade em aceder a vários serviços de energia aos níveis adequados”. Umas das formas de aquecer a casa passa por acender a lareira, mas há cuidados a ter em conta nestes casos, nomeadamente relacionados com a limpeza das chaminés. Isto porque o risco de haver um incêndio é real. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este assunto. 
Inflação em Portugal a descer

Inflação em Portugal desce para 1,6% em novembro

A inflação em Portugal continua a descer. Os dados provisórios do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira divulgados indicam que a inflação terá descido de 2,1% em outubro para 1,6% em novembro, sobretudo, devido à desaceleração dos preços dos alimentos. Esta é uma boa notícia para as famílias portuguesas que têm sentido o poder de compra pressionado nos últimos dois anos. Até porque, se os dados vierem a ser confirmados no próximo dia 14 de dezembro, significa que a inflação em Portugal está abaixo dos 2%, a meta do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar a estabilização dos preços.