A felicidade na decoração tem a ver com o que nos faz sorrir, traz boas lembranças ou nos relaxa.
Comentários: 0
Dopamina na decoração
Lupe Clemente Fotografía / cortesia Emmme Studio
Rafael Bermejo
Rafael Bermejo (Colaborador do idealista news)

A designer Ingrid Fetell Lee diz no seu site altamente recomendado The Aesthetics of Joy que nas galerias de arte as molduras das pinturas são geralmente pretas, brancas, de madeira ou, no máximo, prata ou ouro. São opções sóbrias que, sem pensar muito nisso, transferimos para a casa como está.

Mas por que não arriscar em algo mais colorido em casa? Ela teve a ideia de fazê-lo depois de ver uma impressão de motivos botânicos emoldurados num amarelo limão. E embora admita que sempre se preocupou com o facto de uma moldura excessivamente colorida ofuscar a pintura ou impressão, de repente percebeu que uma cor vibrante pode dobrar o efeito da própria obra de arte. Ele estava certo, e a felicidade que sentia ao apreciar a foto multiplicou-se.

Personalizar a decoração para obter um 'efeito dopamina'

A felicidade na decoração tem a ver com o que nos faz sorrir, traz boas lembranças ou nos relaxa. O 'efeito dopamina' de Fetell Lee foi gerado pela moldura amarela, mas há outras dicas. Aqui encontrarás mais propostas para deixar a casa feliz quando menos esperas. Os designers de interiores do Emmme Studio, cujos projetos são uma dose de alegria, incorporam memórias e brincam com materiais naturais para conseguir isso. Afinal, tudo tem a ver com a personalização da decoração.

Objetos pessoais e materiais naturais causam momentos de felicidade

A dopamina é um neurotransmissor que melhora o nosso bem-estar físico e pessoal. Para o Emmme Studio, nada gera tanta dopamina quanto o design de interiores "responde às necessidades, preocupações e gostos específicos de cada pessoa". Assim, uma 'decoração de dopamina' deve basear-se sobretudo no que nos motiva ou nos traz lembranças agradáveis. 

"Talvez alguém esteja feliz a tomar o pequeno almoço pela manhã porque adora essa hora do dia, enquanto outra pessoa está feliz em ter uma grande cozinha para desfrutar com os amigos." Sabendo que coisas diferentes trazem felicidade a todos, "ter objetos pessoais que nos remetem a belas memórias, cores quentes e materiais naturais ajudam a conseguir uma casa acolhedora" e, claro, vão gerar um 'efeito dopamina'.


 
Dopamina na decoração
aestheticsofjoy.com

 

Um toque de cor dentro das gavetas e armários provocará sorrisos

Fetell Lee é uma verdadeira adepta de truques decorativos que trazem felicidade. Há um que ela batizou como 'esconder e descobrir' e que usa para criar "uma alegre surpresa". Ela fez isso num armário em casa "pintando algumas riscas amarelas largas por dentro". Olha para a imagem e tenta replicar em casa. Obviamente, quando se está ocupado com outras coisas, geralmente não se está a pensar em como decoraste uma gaveta de cómoda ou o interior de um armário, mas, como Fetell Lee, ao abri-lo, sentirás "uma explosão de alegria".

Dopamina na decoração
Raúl Celestino. Estilismo Pilar Perea / cortesia Emmme Studio

 

Como alcançar o 'efeito dopamina'

Normalmente, pintamos as paredes e deixamos as molduras em branco. Por que não tentar o oposto, como sugere Fetell Lee? É mais rápido e, acima de tudo, é uma maneira perfeita de personalizar uma divisão. Se quiseres ir um pouco mais longe, podes pintar o teto, instalar um rodapé na cor que preferires ou passar por cima das juntas da casa de banho numa tonalidade que combine com os azulejos. 

Podes também comprar aquela bela peça de mobiliário que estás atrás há algum tempo, como o móvel na imagem que o Emmme Studio escolheu para a casa de um cliente. Assim como a moldura amarela com a qual começamos este artigo, são esses detalhes que personalizam a decoração da casa incorporando um 'efeito dopamina' que nos deixa felizes.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta