
No inverno é mais difícil praticar exercício ao ar livre, seja pelo frio, pelas poucas horas de luz ou simplesmente pela preguiça. Por isso, há quem opte por fazer exercício em casa. Não é necessário ter um espaço muito grande e com muitos materiais, mas é preciso ter em conta vários aspetos que podem ajudar a atingir os teus objetivos físicos. Deves ter um local de armazenamento para organizar o material, fazer exercício nos horários adequados e um tapete almofadado para não incomodar os vizinhos - além de treinar num local limpo e bem iluminado.
Se tiveres uma sala de estar grande, podes sempre arranjar espaço para a bicicleta num local onde não atrapalhe muito e onde possas acompanhar a aula de spinning que selecionaste no YouTube. Se gostas de ioga, não precisas de muito espaço para montar um cantinho giro. Segue estas dicas para aproveitar melhor o tempo de exercício sem teres de te preocupar em incomodar os vizinhos ou que o teu filho se magoe com os pesos.

Um bom espaço de arrumação tornará o treino em casa mais agradável
Este é talvez o aspeto mais importante. Se deixares as faixas, pesos, bolas ou blocos de ioga fora do sítio, vais acabar por te aborrecer de os ver. Que equipamentos tens? Cabe tudo em algum armário? Se não, cria espaço para isso. Tem sempre tudo junto para tua conveniência. Além disso, ao colocar o equipamento num local específico, não terás de te preocupar que alguém se magoe, o que nos leva ao ponto seguinte…
Alguém pode magoar-se com os pesos? Vou incomodar os vizinhos?
A segurança é uma daquelas coisas que geralmente negligenciamos em casa, mas que, especialmente se houver crianças pequenas, não deve ser negligenciada. Especificamente em relação aos equipamentos de exercício, se tiveres pesos, mesmo que sejam de apenas um quilo, guarda-os numa caixa ou num local que os teus filhos não alcancem.
Agora surge uma questão espinhosa. Esforça-te por não incomodar os vizinhos. Não se trata de isolar acusticamente o quarto, a não ser que gostes de aeróbica com música alta, mas sim de encontrar momentos em que seja menos incomódo fazer exercício. Além disso, faz a tua atividade física num tapete acolchoado.

Limpar o equipamento pelo menos uma vez por semana
Em primeiro lugar, o espaço onde te exercitas deve ser bem ventilado, especialmente se fores fazer exercício intenso, como andar de bicicleta estática. Por outro lado, tem cuidado com o material que utilizas. Os ginásios são limpos diariamente. Como é o único que usas em casa, podes fazê-lo uma vez por semana. Utiliza um pano húmido com um pouco de sabão para limpar os pesos e para o tapete.
Criar uma atmosfera personalizada com luz
É importante tornar o seu espaço de exercício agradável e motivador. A iluminação, por exemplo, é um aspeto a ter em atenção. Já pensaste em instalar alguns LEDs que podem mudar de cor com o tempo, no caso de teres um treino mais intenso nesse dia? Também podes selecionar uma luz mais fraca e agradável se fores fazer ioga ou alongamentos, por exemplo. Além disso, limpe completamente o espaço em que vais fazer exercício. Evita ter roupa, livros, brinquedos ou qualquer outra coisa que te incomode visualmente espalhados.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta