
O artista Alexandre Farto, que assina como Vhils, criou o rosto de Amália Rodrigues em calçada portuguesa, em colaboração com os calceteiros da Câmara Municipal de Lisboa (CML). A obra, intitulada “Calçada”, é um tributo à maior fadista portuguesa da história e nasceu de uma ideia do realizador Ruben Alves.
“Integralmente executada em calçada portuguesa, instalada numa zona emblemática de Alfama [na Rua de São Tomé], a peça consagra uma parceria inédita entre Alexandre Farto, aka Vhils, e a Escola de Calceteiros da CML”, refere em comunicado a autarquia, salientando que “o rosto de Amália passará a fazer parte duradoura da paisagem de Lisboa”.

Segundo Vhils, a obra teve “dois a três meses de preparação mais quatro semanas de trabalho com os calceteiros” da autarquia e da Escola de Calceteiros de Lisboa. “A ideia era mais fazer uma colaboração com os calceteiros do que ter uma obra minha, misturando duas linguagens e fazendo um paralelismo com a arte pública mais antiga da cidade”, disse, citado pela Lusa.
Na inauguração estiveram presentes Fernando Medina, presidente da CML, Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura, e Celeste Rodrigues, irmã de Amália Rodrigues, entre outros.

Para poder comentar deves entrar na tua conta