
Chegar a casa depois de um longo dia de trabalho é, digamos, um alívio. Um momento para descansar, ou quiçá para terminar tarefas pendentes. E há coisas que fazemos, quando chegamos ao "ninho", que nos podem ajudar a melhorar os dias ou, em bem da verdade, a piorá-los. Mostramos-te os bons hábitos, mas também aquilo que deves deixar de fazer quando entras em casa.
Bons hábitos
1. Tirar os sapatos
Esta parece óbvia, mas será mesmo assim? É uma questão de higiene e saúde que não deve mesmo ser descorada. Já pensaste na quantidade de bactérias e microorganismos que o nosso calçado adquire ao longo do dia? Tirar os sapatos fará da tua casa um lugar mais limpo e menos poluído.
2. Escolher uma boa iluminação indireta
Quando chegas a casa, sobretudo se for à noite, sentes que os olhos já estão a precisar de descanso. O ideal será apostar em luzes mais fracas e pontos de iluminação indireta, e não nas comuns luzes brancas excessivamente fortes. Não se trata de viver nas sombras, mas sim de adaptar e preparar os nossos olhos para o descanso.
3. Pôr música
Não importa o estilo, cada um tem o seu. A música pode ser uma boa forma de descontrair ou de dar mais alegria e vivacidade à casa. Vais desperdiçar essa oportunidade de equilibrar energias?
4. Acender velas
Quem disse que as velas servem apenas para ocasiões românticas ou quado falta a luz? De quando em vez lembra-te de acendar uma vela quando chegares a casa. Estás a pensar naquela vela decorativa que já compraste há muito tempo e que continua ali ao esquecida no canto? Pois essa mesmo. As velas tornam os espaços mais aconchegantes.
5. Desligar o telemóvel
Sabemos que é difícil, mas pelo menos dá-te ao luxo de viver uma hora sem telemóvel quando chegares a casa. Os teus olhos vão agradecer a possibilidade de não terem de olhar para um ecrã durante esse período. O tempo que passamos a navegar na internet é diretamente proporcional ao tempo que perdemos para fazer algo útil, dizem os especialistas.

Maus hábitos
1. Esvaziar os bolsos “sem sentido”
Este é um mandamento importante. Não vale a pena chegar a casa e “despejar” tudo o que está nos bolsos. Carteira, chaves, cartões, dinheiro ou documentos. O ideal será não espalhar tudo pela casa, para evitar que no dia seguinte andes aflito à procura das coisas. Uma peça de mobília para “depositar” todos esses elementos pode ser uma boa solução.
2. Deixar o casaco fora do lugar
Porquê deixar o casaco na cadeira, quando podemos deixá-lo diretamente no armário ou no sítio que reservamos para o efeito? O nosso objetivo quando chegamos em casa é o de relaxar, e se o nosso campo de visão estiver “cheio”, custará muito mais.
3. Trazer o trabalho para casa
O ideal será deixar o trabalho e os problemas do lado de fora da porta. Tenta esquecer e não arrastar os “deveres” do trabalho para dentro de casa. O cérebro precisa de descansar.
4. Deixar as compras em qualquer lugar
Se antes de ir para casa decidires passar no supermercado lembra-te de chegar e colocar cada produto no seu lugar. Pode ser difícil, mas depois vais gostar de não ter de o fazer mais tarde e, sobretudo, vai ajudar-te na hora de preparares as refeições.
5. Ligar a televisão
Não, nós não acreditamos que a televisão é uma invenção do diabo. Mas acreditamos que o hábito de ligá-la imediatamente depois de chegar a casa pode não ser o mais apropriado. Existem outras fórmulas para relaxar: música, meditação ou até mesmo cozinhar. É bom dar tempo ao cérebro para pensar e descansar, para que não esteja a receber informação continuamente.
Para poder comentar deves entrar na tua conta