
Quem não sonha deitar-se ao sol e refrescar-se sem sair de casa? Poder desfrutar de um ambiente romântico num cantinho de paz luxuoso. Infelizmente, instalar um jacuzzi no teu terraço nem sempre é "sustentável" e requer alguns cálculos. Deixamos-te algumas dicas se esta for uma opção em cima da mesa.
Quanto peso se pode colocar num terraço?
O primeiro critério de "sustentabilidade" a ser cumprido diz respeito à capacidade de carga do terraço, que geralmente corresponde a um mínimo de 200 kg por metro quadrado e pode atingir um máximo de 400 kg por metro quadrado, no caso de estruturas construídas mais recentemente. Números que necessitam de ser identificados e confirmados na empresa que construiu a propriedade ou melhor ainda, por um engenheiro de estruturas que consiga avaliar a qualidade dos materiais e o estado da habitação no tempo e no espaço.
Como se calcula a capacidade de carga de um terraço

Este número é relevante porque a piscina/jacuzzi, em relação à área que ocupa, não deve utilizar mais de 200 kg por metro quadrado, caso contrário, teriam de ser efetuados trabalhos estruturais para distribuir o peso por uma área maior.
Qual é o peso de um jacuzzi
Para conhecer o peso de um jacuzzi basta ler as suas especificações técnicas: cada jacuzzi, dependendo do seu tamanho, capacidade e dos materiais de que é feito, tem um peso diferente. É importante lembrar que, ao instalar o jacuzzi no terraço, há que considerar todo o seu peso em termos de água, pessoas e as suas ações dentro dele.
Quanto custa a manutenção de um jacuzzi

Para um pequeno jacuzzi podemos assumir os seguintes custos:
- Eletricidade: necessária para alimentar a bomba de circulação.
- Água: necessária para encher constantemente a piscina e lavar os filtros.
- Manutenção: necessária para manter a água limpa.
- Mão-de-obra: se precisarmos de ajuda para esvaziar a piscina, higienizá-la e enchê-la de novo.
Jacuzzi no terraço: preciso de uma licença para a instalar?
Se, para instalar um jacuzzi no terraço for necessário intervir na estrutura para a reforçar, será necessário apresentar os cálculos ao engenheiro civil para que este possa verificar o cumprimento dos regulamentos do projeto. Por outro lado, quando são piscinas desmontáveis, não há necessidade de solicitar licenças, nem mesmo ao condomínio (embora seja aconselhável comunicá-lo para evitar conflitos de vizinhança).
Para poder comentar deves entrar na tua conta