
Com a pandemia e consequente boom das plataformas streaming, as pessoas passaram a preferir cada vez mais desfrutar do prazer de ver um filme em casa, com a família ou com os amigos. As possibilidades tecnológicas atuais também permitem uma visão cada vez mais clara das imagens do filme. Se realmente queres instalar um um cinema em casa, não há nada que te impeça de o fazer. Explicamos como.
O espaço certo para um cinema em casa
Se quiseres instalar um sistema de cinema em casa, precisas de ter o espaço certo. Necessitarás de uma grande sala de estar, poltronas confortáveis, um sistema de som e, claro, um ecrã, que ocupará o centro do palco. No entanto, para poderes recriar o efeito sala de cinema, a proporção entre o tamanho do ecrã e a distância entre os assentos deve ser adequada, se não quiseres terminar a noite com uma dor de cabeça.
Cinema em casa: televisão ou projetor?

Comecemos pela escolha do acessório principal para um cinema em casa, o ecrã. Podemos optar por uma televisão de última geração ou um ecrã mais tradicional com um projetor para ligar ao computador. Neste caso, é melhor optar por um ecrã de rolo em vez de uma parede (a tinta nem sempre é o melhor suporte para ver imagens de cinema) e por um suporte suspenso para o projetor. Esta escolha depende do conceito que se tem de cinema, e também da tua disponibilidade económica: a segunda opção é de facto muito mais barata. O formato tem de ser escolhido, entre 1:1, 4:3 0 16:9, sendo esta última a opção predominante.
Cinema em casa: sistema de som
No cinema, o ouvido também quer a sua parte, por isso é necessário escolher um sistema com um bom desempenho, adequado ao tamanho da divisão... e também à tolerância dos vizinhos. Este último aspeto sugere a instalação de painéis absorventes acústicos de som na sala que decidimos utilizar como cinema.
O sistema deve garantir um som envolvente: existem soluções no mercado para todos os orçamentos , com 'subwoofers' e 'soundbar' e outros elementos que podem ser dispostos em toda a sala para garantir o efeito 'surround' típico das salas de projeção.
Cinema em casa: como mobilá-lo

Finalmente, temos de pensar na visualização, que deve ser o mais confortável possível. É aqui que entram os acessórios de mobiliário. Entre os quais, destacamos:
- Lâmpadas: contra a fadiga ocular, é sempre melhor ter lâmpadas repousantes na sala;
- Poltronas e sofás: o cinema é para desfrutar com prazer, se a poltrona não é confortável, que prazer tiramos do filme?
- Cartazes de filmes, pinturas, souvenirs temáticos: se fores um cinéfilo, não há nada melhor do que decorar a sala de cinema com cartazes dos teus filmes favoritos ou objetos inspirados nos teus filmes favoritos.
- Frigo bar: é verdade que comer enquanto se vê um filme é um incómodo para muitas pessoas, mas há outros que gostam de beber um copo ou, em vez disso, saborear um lanche - e comer pipocas. O que poderia ser melhor do que instalar um balcão de bar ou um mini frigorífico?
Para poder comentar deves entrar na tua conta