
O termo japonês Komorebi descreve o fenómeno da filtragem da luz através das folhas das árvores, evocando sentimentos de calma e beleza poética. Este conceito captou a imaginação de muitos, tornando-se um símbolo de serenidade e conexão com a natureza. Há muitas maneiras usar este conceito japonês: como inspiração para a casa, por exemplo.
O que significa Komorebi?
Komorebi pode ser descrito como o jogo de luz e sombra criado quando os raios do sol são filtrados pelas folhas das árvores. Em japonês, de facto, a palavra é composta por três caracteres kanji diferentes: árvore, esplendor e sol. Numa única palavra, portanto, a língua japonesa consegue abranger a natureza, a luz, mas também inevitavelmente a sombra.

A filosofia por detrás do Komorebi
Komorebi não é apenas um fenómeno ótico, mas também representa uma filosofia profunda que permeia diferentes aspetos da cultura japonesa. Esta palavra, que descreve a luz do sol filtrada pelas folhas das árvores, simboliza a beleza transitória da natureza e capacidade de influenciar o nosso humor e bem-estar interior.
A filosofia do Komorebi ensina-nos a reconhecer e apreciar momentos de beleza simples e fugaz na vida quotidiana. É um convite para desacelerar, observar e refletir, promovendo uma sensação de paz e tranquilidade. Ao fazer isso, de acordo com a cultura japonesa, portanto, é possível superar momentos difíceis e incertos.

Como mobilar a casa inspirada em Komorebi?
Mobilar a sua casa inspirada no Komorebi significa criar espaços que favoreçam a penetração da luz natural de maneiras delicadas e suaves. O objetivo é recriar aquela sensação de paz e harmonia que se obtém quando a luz do sol se filtra pelas folhas das árvores.
São muitas ideias, e tudo depende do tipo de visão que a divisão tem, porém, para te inspirares nesta bonita filosofia japonesa, podes pensar em adotar algumas estratégias, como:
- Usar materiais translúcidos: escolhe materiais como vidro ou tecidos leves para cortinas e divisórias, que permitem que a luz se difunda suavemente nos ambientes.
- Jogo de sombras: coloca plantas e outros elementos decorativos em locais estratégicos onde a luz natural pode criar efeitos de sombra interessantes.
- Cores naturais: opta por uma paleta de cores inspirada na natureza, com tons de verde, castanho e bege que ecoam o mundo exterior e amplificam a sensação do exterior por dentro.
- Espaços abertos: projeta salas para serem abertas e arejadas, com o mínimo de barreiras possível, para permitir que a luz flua livremente.
Em última análise, em casa é bom preferir espaços abertos, a fim de evitar cantos particularmente escuros da casa. Ao adotar a filosofia do Komorebi, notarás que em determinados momentos do dia, especialmente ao amanhecer e ao anoitecer, quando o sol se ilumina obliquamente, haverá belos jogos de luz e sombra.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta