
Existe uma técnica, ou melhor, uma arte que vai deixar a tua casa ainda mais acolhedora, independente de quantos metros tenha (seja uma mansão ou um apartamento) e também sem depender do orçamento. Parece magia, mas não é: chama-se 'hygge'.
‘Hygge’ é a arte dinamarquesa de criar um lar aconchegante e feliz, e tem a ver com a sensação de saber que estamos seguros, protegidos, que podemos dar-nos ao luxo de baixar a guarda. É a sensação de casa, e para os dinamarqueses, devido à climatologia, a casa é o epicentro de muitos encontros sociais com familiares e amigos.

O 'hygge' aplicado à casa permite criar ambientes aconchegantes e transformá-la num oásis de paz, algo muito necessário já que estamos cercados de barulho, principalmente nas grandes cidades. Os espaços e lugares em que vivemos ou trabalhamos podem ter um efeito positivo no nosso bem-estar e podemos melhorar a nossa felicidade fazendo uma intervenção nesse ambiente.
Como? Por exemplo:
- Com as plantas, que dão vida, e todos nós sabemos disso.
- Com livros, que permitem a exploração e a contemplação. Não é à toa que temos cantos de leitura em casa que também estão localizados em ângulos, em cantos e não aleatoriamente. Aparentemente, gostamos de um canto da casa (ou de um lugar específico) porque, segundo o geógrafo inglês Jay Appleton, gostamos de encontrar lugares para estar que nos permitam ver sem sermos vistos, espaços em que nos sintamos protegidos. Por exemplo, a entrada de uma caverna, que nos permitiria controlar o lado de fora e ninguém poderia atacar-nos por trás (a menos que houvesse um urso, é claro) - é chamada de teoria do refúgio panorâmico.

Mas voltando à casa 'hygge':
- Tapetes e pinturas também acrescentam calor e textura.
- Quanto à luz, que tem um papel fundamental, pode-se substituir a iluminação uniforme que vem do teto por fontes de luz, como uma luminária de chão ao lado do sofá, ou uma luminária globo estrategicamente colocada num canto da sala.
- Se falamos de luz natural, é aconselhável que nos “comportemos como gatos” e que nos sentemos onde passa um raio de luz. Nesse caso, a limpeza é importante, pois a sujidade reduz a quantidade de luz que passa pelo vidro, o que significa que as janelas devem ser mantidas limpas. Vitrines ou espelhos também podem ser usados para refletir a luz natural do exterior.

Um último conselho: se houver crianças em casa, lembra-te de adaptar o espaço para elas. Se não tens um jardim que te permita ter uma cabana, nada acontece, improvisa outros espaços. Com alguns cobertores e algumas pinças podes fazer um no canto do sofá.
Para poder comentar deves entrar na tua conta