A empresa portuguesa Viúva Lamego, referência na produção de azulejaria, está a lançar duas novas coleções – Colinas e Marola – em conjunto com o estúdio internacional Republic of II by IV. Esta parceria representa a união entre a secular arte cerâmica portuguesa e a sensibilidade moderna e escultural do atelier de design industrial, refere a empresa em comunicado.
As novas coleções resultam de uma interpretação contemporânea que pretende, em simultâneo, honrar o passado e dialogar de forma fluente com o presente. Elas serão apresentadas oficialmente na Downtown Design Dubai, que decorrerá entre os próximos dias 5 a 9 de novembro.
A Colinas é inspirada nas dobras esculturais dos tecidos plissados, um conjunto de azulejos modulares que evocam as camadas rítmicas dos tecidos e das colinas ondulantes, e o seu nome reflete as formas subtilmente esculpidas nos azulejos, com estrias verticais e horizontais que criam uma superfície dimensional em camadas. Esta coleção está disponível em três formatos versáteis e os azulejos têm aplicações interiores e exteriores, oferecendo sofisticação textural a ambientes hoteleiros, comerciais e residenciais.
A coleção Marola remete para “onda”, uma vez que os seus azulejos pretendem refletir as impressões suaves e semelhantes a fósseis que ficam na areia quando a onda do mar recua. A Marola caracteriza-se por esculturas assimétricas e ranhuras cheias de esmalte que criam um efeito ondulante.
O sistema modular inclui dois tamanhos de azulejos e combina o minimalismo arrojado com a expressão tátil rica. Esta coleção pode destinar-se ao desenvolvimento de fachadas arquitetónicas serenas ou instalações interiores imersivas e ambas são produzidas na fábrica-atelier da Viúva Lamego. Os azulejos estão disponíveis em branco, verde, azul, ocre e preto.
Gonçalo Conceição, CEO da Viúva Lamego, sublinha que para a empresa “é um gosto poder encetar uma parceria com um estúdio de design industrial de grande reputação, como o Republic of II by IV”, referindo-se às novas coleções como “o resultado de uma colaboração inédita entre a centenária Viúva Lamego e um atelier internacional", que reflete "a inegável versatilidade do azulejo”.
Já Keith Rushbrook, sócio da Republic of II by IV, refere ter sido “uma honra colaborar com a Viúva Lamego”, acrescentando que “a sua herança artesanal” ofereceu ao atelier “uma oportunidade rara para explorar superfícies esculturais e dimensionais através da lente da tradição”. “Estas coleções têm tanto que ver com a forma e a textura como com o legado”, conclui.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta