Campanha lançada pelo governo alemão “faz um regresso ao passado” de um cidadão, que em plena pandemia ficou em casa a... “viver” no sofá.
Comentários: 0

Como se vence uma batalha chamada Covid-19? Fazendo nada. Ficando no sofá. É desta forma, usando e abusando do humor, que o governo alemão alerta para a necessidade e importância do que é preciso fazer para combater a disseminação da crise pandémica. Num vídeo com cerca de minuto e meio e carregado de emoções, exaltam-se os heróis do sofá, que ajudam, desta forma, a dar resposta à segunda vaga da pandemia.

É como se o sofá fosse uma trincheira. No vídeo, um idoso, de nome Anton Lehmann, recorda a sua juventude, que remonta precisamente ao ano de 2020. “Tinha feito 22 anos e estava a estudar engenharia quando chegou a segunda vaga. Com esta idade, um jovem quer festa, estudar, conhecer novas pessoas, beber ‘copos’ com amigos. O destino tinha planos diferentes para nós”, começa por dizer. 

No mesmo vídeo, Lehmann conta que, “de repente, o destino do país” esta nas suas mãos. Nas suas e nas de todos os jovens alemães. “Ganhámos coragem e fizemos o que era esperado de nós. A única coisa certa. E fizemo-lo. Nada. Absolutamente nada (...). O sofá era a nossa frente de batalha e a paciência a nossa arma (...). Foi assim que nos tornámos heróis”, refere o homem.

Este relato tragicómico, carregado de épica e com o qual o Executivo aspira a sensibilizar a população, viralizou-se a grande velocidade. Por exemplo, o vídeo superava hoje as 1.400.000 reproduções na conta de Twitter do porta-voz do Governo, Steffen Seibert, três dias depois de tê-lo partilhado. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta