
Covid-19 foi a segunda principal causa de morte em 2020 em Portugal
Em 2020, primeiro ano da pandemia em Portugal – os primeiros casos diagnosticados com Covid-19 foram reportados dia 2 de março e o primeiro óbito foi registado dia 16 do mesmo mês –, Portugal registou 7.125 óbitos devido ao novo coronavírus, sendo a segunda principal causa de morte no país esse ano, revelou esta segunda-feira (16 de maio de 2022) o Instituto Nacional de Estatística (INE). A primeira

Travar a Covid na UE: Portugal é o 8º país com medidas menos apertadas
Portugal enfrenta agora o maior número de infeções desde o início da pandemia. Mas é dos países da União Europeia (UE) que apresenta restrições menos severas para travar o coronavírus. Em concreto, é o oitavo país dos 27 estados-membros que apresenta medidas menos apertadas.

Quantos testes foram realizados desde o início da pandemia?
Já foram realizados em Portugal mais de 17 milhões de testes desde o início da pandemia, ou seja, entre março de 2020 e 30 de agosto de 2021. Um número que inclui tanto moleculares como rápidos de antigénio.

Reino Unido incentiva jovens a se vacinarem com descontos em vários serviços
Descontos em aplicações (‘apps’) na entrega de comida ou de táxi são alguns dos incentivos que serão oferecidos no Reino Unido para promover a vacinação entre os mais jovens, anunciou sábado (1 de agosto de 2021) o ministro da Saúde, Sajid Javid.

Utilização de máscara no exterior deixa de ser obrigatória em setembro
A utilização de máscara na via pública como medida preventiva para travar a pandemia da Covid-19 deixará de ser obrigatória a partir de setembro de 2021, exceto em situações de ajuntamentos, segundo o novo plano de desconfinamento apresentado pelo primeiro-ministro esta quinta-feira, dia 29 de

Onde se pode usar o certificado digital Covid?
Já em vigor na Dinamarca, em França e, em breve, em Itália, o certificado sanitário, que reserva o acesso a lugares públicos às pessoas vacinadas contra a Covid-19, recuperadas da doença ou com teste negativo, ganha terreno na Europa.Dinamarca e Hungria pioneirasNa primavera, a Hungria e a Dina

Ganhar um apartamento de luxo em troca de ser vacinado?
A variante Delta do coronavírus continua a espalhar-se pelo mundo e são muitos os países a dar cada vez mais sinais de querer avançar a todo o gás com o plano de vacinação da Covid-19.

Os principais doadores de vacinas contra a Covid-19 são…
A vacinação contra a Covid-19 está a decorrer a velocidades diferentes consoante o país, sendo que há nações a precisar mais urgentemente de vacinas que outras. Mas quem serão, afinal, os países que mais vacinas estão a doar?

Visitas em casa: que é preciso limpar?
Com a vacinação a bom ritmo, e sem nunca esquecer as regras de higiene e segurança (como usar máscara), ter os amigos e a família em casa, em pequenos grupos controlados, voltará a ser cada vez mais normal. Já antes da chegada da pandemia, limpar e arrumar a casa para receber visitas era habitual.

As vacinas mais usadas contra a Covid-19 são…
São 11 as vacinas que têm sido usadas para combater a pandemia da Covid-19. Já foram administradas mais de mil milhões de doses em todo o mundo, sendo a da Oxford-AstraZeneca a mais usada, em 135 países.

Vacina da AstraZeneca: DGS recomenda apenas para maiores de 60 anos – como é noutros países?
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou, pelo “princípio da precaução”, a administração da vacina da AstraZeneca apenas em pessoas com mais 60 anos, suspendendo assim a imunização da população mais jovem com esta vacina. Uma decisão, de resto, já tomada por vários países. Desta forma, a vacinação dos professores, que estava agendada para o passado fim de semana, foi adiada uma semana.

Usar máscara na rua continua a ser obrigatório até dia 13 de junho
O parlamento aprovou o projeto-lei do PSD que renova por mais 70 dias a obrigatoriedade de usar máscaras em espaços públicos, medida que vigora em Portugal desde 28 de outubro de 2020 e que terminaria hoje, dia 5 de abril de 2021. Desta forma, será obrigatório usar máscara na rua até dia 13 de junho.

Consumo de dados em casa dispara 55% em 2020 devido à pandemia
O tráfego médio de dados fixos por acesso aumentou 55% no ano passado, estimando-se que a pandemia da Covid-19 tenha contribuído em 36,6% face à tendência histórica, revelou a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Cartão de cidadão caducado? Passa a estar válido até final do ano
O Governo estendeu até 31 de dezembro de 2021 a admissibilidade de vários documentos, entre eles o cartão de cidadão e a carta de condução, que continuam, desta forma, a ser aceites mesmo que estejam expirados, desde que o seu titular faça prova de que já procedeu ao agendamento da respetiva renovação.

Uso de máscara na rua obrigatório até 5 de julho
O uso de máscaras na rua devido à pandemia da Covid-19 vai continuar ser obrigatório pelo menos até 5 de julho deste ano – atualmente é até início abril – e o Parlamento vai aprovar o prolongamento da lei, em vigor desde outubro de 2020.

Uma dúzia de indicadores que mostram como mudou a economia na pandemia
Pandemia, Covid-19, coronavírus, teletrabalho, ensino à distância, confinamento, desconfinamento. Estas foram algumas das palavras e/ou expressões mais usadas no último ano. Sim, porque a pandemia já chegou a Portugal há mais de um ano. E sim, o país voltou agora (só agora) a desconfinar, com a abertura, por exemplo, das creches e escolas até ao 4.º ano de escolaridade. A verdade é que muita coisa mudou nos últimos 12 meses. Mostramos-te um conjunto de indicadores que mostram como mudou a economia nacional com a súbita chegada do novo coronavírus.

Teletrabalho significa mais horas de trabalho para muitas pessoas no “novo normal”
O teletrabalho passou a fazer parte do “novo normal” que se vive praticamente em todo o mundo em tempos de pandemia da Covid-19. Mas trabalhar a partir de casa significa para muitas pessoas trabalhar mais horas. E também isso parece estar a fazer parte do referido “novo normal”.

Pedidos ao fundo que paga salários em atraso sobem 55% com a pandemia
O número de pedidos de apoio ao Fundo de Garantia Salarial (FGS), que paga indemnizações e salários em atraso a trabalhadores de empresas fragilizadas, começou a subir de forma mais constante no verão de 2020, em tempos de pandemia da Covid-19, tendo aumentado 55% entre junho e outubro – foram feitos mais 2.405 pedidos que no mesmo período do ano anterior.

Coimas nos casos de incumprimento das regras do confinamento devem ser cobradas de imediato
O Governo quer apertar o cerco ao novo confinamento geral, que entrou em vigor dia 15 de janeiro de 2021. E quer, nesse sentido, que as forças de segurança privilegiem a cobrança imediata de coimas nos casos de incumprimento das regras e que verifiquem os comprovativos que justifiquem as deslocações de exceção, incluindo passeios higiénicos.

“Pandemials”, uma geração que nasce em tempos de crise e que pode deixar marcas nos jovens
A pandemia da Covid-19 parece não ter fim à vista e são muitos os danos colaterais que prometem deixar marcas na sociedade e nos jovens. O estudo Global Risks Report 2021, produzido em parceria com a Marsh & McLennan Companies e o Zurich Insurance Group, põe o dedo na ferida e alerta para um fenómeno que poderá ganhar espaço em Portugal: o surgimento dos “pandemials”, jovens sem recursos e capacidades que podem vir a ser uma espécie de “subclasse digital” de trabalhadores.

Taxa de poupança das famílias da Zona Euro em máximos históricos com a pandemia de Covid-19
A taxa de poupança das famílias da Zona Euro está em máximos históricos com a pandemia da Covid-19. No terceiro trimestre de 2020 atingiu 17,3%, a segunda maior registada desde o início da série, em 1999, após o recorde de 24,6% ocorrido no trimestre anterior, marcado pelo aparecimento do novo coronavírus. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

Retoma progressiva: só quem ganha mais de 1.995 euros pode ter bolsa do IEFP
Apenas os trabalhadores com ordenados superiores a três salários mínimos, ou 1.995 euros, terão direito a aceder ao complemento de formação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) associado ao Apoio Extraordinário à Retoma progressiva, que foi já estendido até final de junho de 2021.

Apoio aos recibos verdes no estado de emergência com as mesmas regras de 2020
Os trabalhadores independentes (a recibos verdes), empresários em nome individual e outros profissionais que estão a ter este ano uma quebra da faturação superior a 40% na sequência da pandemia da Covid-19 poderão requerer à Segurança Social o apoio à redução da atividade, o mesmo que o Governo lançou em março de 2020. Apoio esse que poderá ser pedido mesmo que os trabalhadores em causa já tenham esgotado os seis meses da duração dessa medida.

Empresas começam a receber apoios do Governo em fevereiro, diz Siza Vieira
A pandemia da Covid-19 não dá tréguas e obrigou o Governo a avançar com um novo confinamento geral, tendo (também) reforçado os apoios às empresas. Segundo Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, a injeção de liquidez proveniente destas ajudas deverá chegar às empresas já em fevereiro. O governante mostra-se, de resto, otimista, antecipando que 2021 será um ano de recuperação da economia portuguesa.

Portugal é o país do mundo com mais novos casos de infeção por milhão de habitantes
Portugal é o país do mundo com mais novos casos de infeção de Covid-19 por milhão de habitantes, na média dos últimos sete dias. É, de resto, o único país do planeta com mais de mil casos – 1.018, segundo dados do site Our World in Data, da Universidade de Oxford, com datos atualizados no domingo (17 de janeiro de 2021).