Portugal sobe dois níveis no rating da Fitch e “sai do lixo”

Portugal sobe dois níveis no rating da Fitch e “sai do lixo”

A agência de notação financeira Fitch subiu o rating de Portugal em dois níveis – a maior subida de que há registo –, passando o país de BB+ para BBB. Significa isto que a dívida deixa de ser considerada ativo especulativo ou “lixo” e que Portugal estará no radar de maiores fundos de investimento.

Rating de Portugal depende demasiado da banca, diz Fitch

A qualidade do crédito concedido a Portugal depende demasiado da saúde dos bancos que operam no país, disse Federico Barriga Salazar, o economista da Fitch que segue a situação nacional. “Qualquer solução que se encontre nos bancos terá um impacto nas contas públicas. O setor financeiro é chave para o rating”, disse, acrescentando que a agência de notação financeira está a ver “se há mudanças estruturais na economia, no sector público, nas empresas”.
Radiografia do dia: Como está o rating de Portugal?

Radiografia do dia: Como está o rating de Portugal?

Este gráfico mostra qual é o rating atribuído a Portugal pela diferentes agências de notação financeira. Recorde-se que na sexta-feira (dia 11), a Fitch manteve o rating do País em BB+, a um nível de sair da categoria vista como lixo pelos mercados. Mas melhorou as perspetivas para a evolução da notação de negativas para positivas, o que deixa antever uma subida futura do rating.