Construção: CPCI denuncia execução "bastante baixa" do PRR
A Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) alertou esta terça-feira (24 de janeiro de 2023) para a execução "bastante baixa” dos projetos mais relevantes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com impacto na construção, demonstrando aos deputados "bastante preocupação" com o estado atual de concretização do PRR.
Revisão constitucional: habitação faz parte das alterações propostas
Hoje, vive-se um momento em que incerteza é a palavra de ordem, dentro e fora do país. Ninguém sabe ao certo quando se vai atingir o pico da inflação, até que patamar os juros podem subir, como vai evoluir a crise energética ou até onde a guerra da Ucrânia poderá escalar. A somar a este contexto, juntou-se uma nova variável de instabilidade no plano nacional: uma polémica revisão constitucional, 17 anos depois de se realizar a última em 2005. Lançado pelo Chega, o processo conta com propostas de alteração à Constituição Portuguesa de todos os oito partidos com assento parlamentar.
Habitação a custos controlados em Faro: 90 casas a concurso
A Câmara de Faro vai abrir, a partir de 1 de novembro, um concurso para atribuição de 90 fogos de habitação a custos controlados, cuja construção estará concluída em dezembro do próximo ano, revelou o município. Os 90 fogos, divididos em dois lotes e com tipologias T1 (18 apartamentos), T2 (38 apartamentos) e T3 (34 apartamentos), procuram abranger diferentes tipos de famílias, com valores que variam entre 108.500 e 216.250 euros.
Um guia (a não perder) de benefícios fiscais na reabilitação urbana
As principais cidades portuguesas, nomeadamente Lisboa e Porto, estão a “mudar de cara”, a ser renovadas. Abundam, por isso, as gruas. E nunca se viram tantos imóveis a ser alvo de obras de melhoria. Uma aposta na reabilitação urbana que se deve também aos benefícios fiscais existentes atualmente no país.
construtores contestam aumento das comissões cobradas pela banca
a associação dos industriais da construção civil e obras públicas do norte (aiccopn) revelou que o crédito à construção caiu 10 mil milhões de euros nos últimos cinco anos, considerando que a banca tem de ter “bom senso” nas taxas que cobra à construção.
construção quer que governo defina prioridades para fundos comunitários
o sector da construção quer que o governo explicite as áreas que serão prioritárias no âmbito dos fundos do quadro comunitário de apoio (qca) para 2014 a 2020 em termos de infra-estruturas.