
Deputados recebem 29 mil euros em ajudas de custo (habitação e não só)
Quando os deputados participam nos trabalhos da Assembleia da República (AR), recebem um valor de ajudas de custo com alojamento, alimentação e deslocações. E agora sabe-se que o Parlamento pagou a cada deputado uma média de 29 mil euros em apoios deste tipo durante o ano passado. Assim, esta despesa pública em ajudas de custo aos deputados atingiu os 3,8 milhões de euros em 2023.

Ajudas de custo: como funcionam as viagens de trabalho?
São cada vez mais as empresas a investir numa crescente expansão. A realidade atual é bastante distinta, porque há uma necessidade de internacionalização das empresas. O interesse em explorar novos mercados implica viagens para outros países. As deslocações continuam a ser valiosas para as entidades trabalhadoras.

Ajudas de custo: o que são, como funcionam e quem tem direito
Para aqueles que estão obrigados a viajar em trabalho, é essencial que a entidade disponha de ajudas de custo, aplicáveis em três áreas: alojamento, transporte e alimentação. Ainda que, à primeira vista, o conceito pareça complexo, a legislação relativa às ajudas de custo é clara e pode fornece

Há deputados a viver em Lisboa a receber mais de subsídio por declararem outra residência
Há deputados com casa em Lisboa que declaram moradas oficiais fora da capital. Assim recebem subsídios mais elevados (ajudas de custo para alimentação e alojamento e despesas de deslocação).

Governo atribuiu subsídio de alojamento a 24 membros da sua equipa
Desde o início da legislatura, o Governo já atribuiu o subsídio de alojamento a pelo menos 24 membros da sua equipa, incluindo três ministros, 15 secretários de Estado e seis chefes de gabinete.

membros do governo vão ter corte nos subsídios de alojamento
o valor do subsídio de alojamento atribuído aos membros do governo vai ser cortado, já que vai aumentar de 100 para 150 quilómetros a distância da residência permanente que lhes dá direito ao apoio.

governo admite pagar todas as ajudas de custo a funcionários públicos
o governo admite pagar todas as ajudas de custo a funcionários públicos que sejam deslocados. uma garantia dada pelo secretário de estado da administração pública, hélder rosalino, em entrevista ao público.