
Transferir o crédito habitação: banca está a oferecer descontos
Com a prestação da casa a pesar cada vez mais nos orçamentos familiares devido à subida dos juros, há famílias a procurarem soluções de forma a aliviar a sua situação financeira. Uma das formas passa por transferir o crédito habitação para outro banco. Até porque, hoje, vários bancos em Portugal estão a oferecer condições especiais na transferência de empréstimos de forma a atrair mais clientes, não cobrando as despesas com a abertura do processo e a avaliação do imóvel, por exemplo.

Cartel da banca: associação estuda indemnizações para famílias lesadas
A história do cartel da banca, que envolve os principais bancos portugueses por terem partilhado informação sensível sobre crédito habitação durante dez anos, continua a correr tinta. Agora, sabe-se que a associação sem fins lucrativos Ius Omnibus está a preparar uma ação popular contra as instituições financeiras envolvidas no caso, para conseguir que as famílias recebam uma indemnização pelos danos causados.

Crédito habitação sem vinculação: quais as vantagens e desvantagens
Quando uma família está a procurar um crédito habitação para comprar casa é muito comum encontrar empréstimos que oferecem condições mais vantajosas, se forem contratados em conjunto com outros produtos bancários. É o que se costuma chamar de hipotecas vinculadas. Embora os bancos em Portugal não possam obrigar os clientes a contratar 'extras' para conceder o empréstimo, é muito comum reduzirem o spread como "bónus". Mas será melhor contratar um crédito habitação com ou sem vinculação? Explicamos neste artigo.

proposta do psd e do cds prevê subida do “spread” em algumas situações
os bancos vão poder agravar os encargos com o crédito à habitação em algumas situações, nomeadamente através da subida do “spread”. tal poderá acontecer em caso de divórcio, separação de bens ou falecimento de um dos cônjuges e sempre que os rendimentos cubram menos que 55% da prestação da casa.

crédito à habitação: “spreads” elevados anulam queda dos juros
as taxas euribor, que servem de referência para o cálculo da prestação do crédito à habitação, estão em mínimos históricos em todos os prazos: três, seis e doze meses.

bancos continuam a ter cláusulas que permitem alterar “spreads”
apesar de os bancos continuarem a negar, o banco de portugal (bdp) considera que é frequente as entidades incluírem cláusulas nos contratos de crédito à habitação que permitem a alteração unilateral do “spread” por parte dos bancos.