ONU: Guterres diz que perda de liberdade “é um dos aspetos menos agradáveis” do novo cargo

ONU: Guterres diz que perda de liberdade “é um dos aspetos menos agradáveis” do novo cargo

O futuro secretário-geral da ONU, António Guterres, disse esta quinta-feira (dia 13 de outubro) que a perda de liberdade “é um dos aspetos menos agradáveis” do seu novo cargo. “É um dos aspetos que diria menos agradáveis desta função. Pelos vistos, será ainda pior do que era quando estava no Governo [português]. Apesar de tudo, o nosso sistema de segurança é muito eficaz, mas muito leve, o [nível] de ameaça é pequeno”, disse.
António Guterres vence corrida à ONU

António Guterres vence corrida à ONU

O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi esta quarta-feira (dia 6 de outubro) indicado como secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias. O Conselho de Segurança anunciou que o português é o “vencedor claro” da votação, recebendo 13 votos de encorajamento (em 15), sem qualquer veto.
Rumores do dia

Rumores do dia

Guterres deve avançar para Belém: António Guterres poderá mesmo avançar com uma candidatura à Presidência da República em 2016. O ex-primeiro ministro socialista já terá comunicado a António José Seguro, a António Costa e, até, a José Sócrates a sua intenção. No entanto, o atual Alto Comissário da Organização das Nações Unidas para os Refugiados só deverá formalizar a candidatura em maio ou junho de 2015, quando chega ao fim o seu mandato na ACNUR. (SOL)