Pacote fiscal para habitação: impacto orçamental supera 300 milhões
No início do ano, numa audição no Parlamento, o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, estimou que o pacote fiscal para a habitação apresentado pelo Governo teria um impacto orçamental entre 200 e 300 milhões de euros. Um valor, no entanto, que deverá “derrapar”, ultrapassado esse montante, segundo um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).
Arrendar casa em Portugal: preços desceram 4,3% em 2021
Os preços das casas para arrendar em Portugal desceram 4,3% em 2021, considerando os dados de dezembro de 2021 e do mesmo mês do ano passado. Segundo o índice de preços do idealista, arrendar casa tinha um custo de 10,7 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de dezembro de 2021, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, a descida foi de -0,9%.
Propostas sobre arrendamento do PSD viabilizadas pelo PS - benefícios fiscais incluídos
Quatro dos dez projetos de lei do PSD sobre arrendamento foram, esta quinta-feira, aprovados na generalidade pelos socialistas, com destaque para a atribuição de benefícios fiscais para senhorios que façam contratos a partir de dois anos e o aperfeiçoamento do Balcão Nacional do Arrendamento (BNA). Dos seis projetos chumbados, constam propostas para atribuição de benefícios fiscais para dedução de encargos com imóveis de jovens até 30 anos com contratos de arrendamento.
Mediadores acusam Governo de “ignorar e penalizar a habitação” no OE2019
Os mediadores imobiliários estão “insatisfeitos e preocupados” com os resultados da aprovação do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019). Para a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), as propostas para a dinamização do arrendamento e promoção de habitação acessível no país ficaram mais uma vez “esquecidas”.
Travão dos despejos de casas arrendadas entra hoje em vigor
O regime extraordinário e transitório que suspende, temporariamente, o despejo de inquilinos em situação vulnerável – idosos com mais de 65 anos e cidadãos com elevado grau de deficiência que habitem a casa há mais de 15 anos – entra hoje em vigor e produz efeitos até final de março de 2019.
Senhorios exigem declaração de IRS a quem quer arrendar casa
Há cada vez mais senhorios a pedir as declarações de IRS a quem quer arrendar casa, com o objetivo de perceber se o futuro inquilino tem mesmo capacidade para pagar a renda.