Ateliers de arquitetura em Portugal

"Persiste a falsa ideia de que usar um arquiteto custa uma fortuna”

Muita coisa mudou na área da arquitetura e no setor imobiliário em geral, na última década. Mariana Morgado Pedroso trouxe para Portugal, em 2012, a marca/conceito Architect Your Home (AYH). O país estava, na altura, mergulhado numa crise e sob a ajuda da Troika. Mais recentemente, os profissionais do setor voltaram a ter de adaptar-se, de forma a dar respostas a uma inesperada pandemia que mudou os hábitos de consumo e de vivência das famílias. Pelo meio, há uma guerra a acontecer. Apesar de tudo, a fundadora e diretora geral do AYH considera, em entrevista ao idealista/news, que “a arquitetura em Portugal está a viver um momento rico em grandes projetos”, à boleia do “crescimento do setor imobiliário”. E garante que é possível o "acesso ao trabalho de arquitetos a todo o tipo de público".

Não é por colocar “painel solar fotovoltaico que a casa é sustentável”

O atelier de arquitetura e engenharia Sabrab foi fundado em 2006. A história do atelier começou a ser contada numa divisão da casa de Miguel Barbas e o primeiro projeto foi uma pequena casa na aldeia alentejana de Vila Fernando, revela o CEO da empresa em entrevista ao idealista/news. Desde então, muita coisa mudou, tendo conquistado vários prémios internacionais. E até uma pandemia houve pelo meio. “O que se deve retirar desta pandemia é que a arquitetura e a engenharia têm de ganhar obrigatoriamente respeito pela natureza, e não querer sobressair por vaidade perante ela”, avisa.
É possível reformular e/ou redecorar a casa à distância através da tecnologia? Especialista explica como

É possível reformular e/ou redecorar a casa à distância através da tecnologia? Especialista explica como

É possível reformular e/ou redecorar a casa à distância, através da tecnologia? “Sim, é possível”, responde André Rodrigues da Silva, arquiteto e sócio no Architect Your Home (AYH), em entrevista – por escrito – ao idealista/news. Segundo o responsável, a rede de arquitetos está “fintar” a crise da pandemia do novo coronavírus através (também) de um serviço de consultoria online.
Estádio da Luz entre 73 locais que se podem visitar

Open House abre as portas de Lisboa este fim de semana

A quinta edição da Open House Lisboa foi antecipada este ano e arranca já este fim de semana, dias 2 e 3 de julho, com um roteiro de visitas gratuitas, em que o público poderá visitar casas, obras emblemáticas, monumentos, o aeroporto e até o Estádio da Luz. O objetivo da organização é evitar a sobreposição com a Trienal de Arquitetura de Lisboa, que acontece em outubro.