
Risco de pobreza afeta 21,6% da população da UE – diminui em Portugal
Um total de 95,3 milhões de pessoas estava em risco de pobreza ou exclusão social na União Europeia (UE) em 2022, representando 21,6% da população do bloco. Portugal encontra-se abaixo da média da UE, registando uma taxa de 20,1%. Em causa estão dados divulgados dia 14 de junho de 2023 pelo Eurostat.

Rede imobiliária dá parte dos lucros para combater pobreza habitacional
A pobreza habitacional atinge milhares de famílias hoje em dia: contam-se 420.000 portugueses nesta situação. Nestas habitações, há falta de água canalizada e de acesso a eletricidade, tão importante para enfrentar os meses mais frios do ano. Para combater esta realidade, a ERA Portugal vai lançar uma campanha de angariação de fundos para a Just a Change, uma associação portuguesa que se dedica à reabilitação de casas de famílias carenciadas. Nesta parceria, a rede imobiliária vai reverter parte dos lucros de cada casa vendida até ao final do ano, para reabilitar casas no início de 2023.

Recibos verdes: um terço dos portugueses estão em risco de pobreza
Em 2021, quase um terço (32,4%) dos trabalhadores independentes portugueses com 18 anos ou mais estavam em risco de pobreza e exclusão social, segundo dado divulgados esta quinta-feira (22 de setembro de 2022) pelo Eurostat. Portugal é, de resto, o país com a segunda taxa mais elevada, sendo apenas destronado pela Roménia (70,8%). A completar o pódio encontra-se a Estónia (32,2%).

radiografia do dia: taxa de risco de pobreza em portugal segundo o sexo e o grupo etário
segundo o instituto nacional de estatística (ine), que se apoia em dados do inquérito às condições de vida e rendimento realizado anualmente junto das famílias residentes no país, 17,9% das pessoas estavam em risco de pobreza em 2011, um valor próximo do estimado para os dois anos anteriores (17,9%