
Cartel da banca arquivado: Concorrência recorre ao Constitucional
A Autoridade da Concorrência (AdC) apresentou recurso para o Tribunal Constitucional (TC) da decisão do Tribunal da Relação de Lisboa [TRL], que considerou prescrita a contraordenação dos bancos condenados no processo do cartel da banca.

Cartel da banca: deputados vão ouvir Concorrência sobre prescrição
Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira (19 de fevereiro de 2025), por unanimidade, a audição do presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) sobre a prescrição decidida pelo tribunal às multas aplicadas aos bancos do chamado cartel da banca. O pedido de audição da AdC foi feito em requerimentos por PCP e BE, os quais foram aprovados por unanimidade, disseram fontes oficiais dos grupos parlamentares à Lusa.

Cartel da banca: BES invoca insolvência e BPI pede nulidade da decisão
O processo de troca de informação sensível conhecido como cartel da banca promete continuar a dar que falar. Esta semana foi conhecida a posição de vários bancos em relação às coimas atribuídas pela Autoridade da Concorrência (AdC), que multou bancos em 225 milhões de euros por troca de informação durante mais de 10 anos. As alegações finais do processo concluíram-se esta quarta-feira (2 de março de 2022), tendo a juíza Mariana Machado apontado a data de 20 de abril para a leitura, advertindo de que poderá ser antecipada.

rumores
arderam sete cidades de lisboa na segunda quinzena de agosto: em 15 dias, de 16 a 31 de agosto, arderam 63.166 hectares em portugal, mais do dobro da área consumida pelo fogo nos últimos sete meses e meio e o equivalente a sete cidades de lisboa.

rumores
“troika” exige que governo coloque dez mil professores na mobilidade: o ministério da educação está obrigado a reduzir pessoal, pelo que colocará dez mil professores na mobilidade.

buscas a bancos por combinação de “spreads” deu-se após denúncia do barclays
o raide que a autoridade da concorrência (adc) realizou quarta-feira (dia 6) a várias instituições bancárias teve origem numa denúncia do barclays.

bancos suspeitos de combinar “spreads” dos empréstimos
a autoridade da concorrência (adc), em coordenação com o departamento de investigação e acção penal (diap) de lisboa, realizou esta quarta-feira buscas a vários bancos por suspeitas de combinação de “spreads” e de comissões no crédito à habitação e ao consumo.