O consumo de eletricidade e as emissões de CO2 são um dos problemas que está a atrair mais atenção e consciencialização a nível global.
"Stella Vita". Este é o nome da primeira casa móvel do mundo que funciona só com energia solar.
O fenómeno das minicasas com rodas veio para ficar. E mais do que uma moda, é um estilo de vida. Poder levar a casa às costas para qualquer lugar é o sonho de qualquer pessoa com espírito de aventura. E desta vez mostramos-te a transformação das antigas cabanas de pastores – que poderias encontrar especialmente na França e no Reino Unido – em fantásticas minicasas.
Viajar com a casa às costas é mais fácil que nunca. A moda das minicasas com rodas veio para ficar, de tal forma que há cada vez mais empresas a testar novos modelos. A empresa francesa Tipoon decidiu criar uma minicaravana leve e espaçosa cujo tamanho pode ser triplicado através de um simples carregar num botão.
Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena. Já dizia Fernando Pessoa. Neste caso tudo vale a pena, mesmo que a casa seja pequena. Porquê? Porque esta "moradia" de apenas 28 metros quadrados (m2) não se deixa intimidar pelo seu reduzido espaço: tem dois quartos, escadas reais (ainda que assustadoras) e uma varanda para desfrutar do tempo ao ar livre.
A tecnologia avança rápido em todos os campos e as áreas da construção e arquitetura não são exceção. A empresa Ten Fold Engineering, do Reino Unido, projetou uma estrutura que se pode transportar num camião e que tem o tamanho de um contentor. E mais: é “montável” em menos de dez minutos, graças a uma bateria. Tem 64 m2, após estar montada.
Earth and Sky Palace é uma minicasa com rodas que tem uma decoração interior surpreendente e luxuosa. Tem apenas 18,6 m2 e está à venda por 74.000 dólares (70.000 euros), sendo que o seu exterior, em madeira de pinho e cedro, esconde um espaço repleto de pequenos luxos.
Numa situação normal, quem gosta de desportos aventura tem de sair de casa e partir à descoberta de locais onde possa fazer escalada. A pensar neste “problema”, o casal de alpinistas norte-americanos Breck e Kelsey pôs mãos à obra e transformou o exterior da sua minicasa móvel/portátil numa parede de escalada com dezenas de suportes. Desta forma, podem praticar sem sair de casa...
“A simplicidade é a máxima sofisticação”. A partir desta frase do génio Leonardo Da Vinci, os três membros da família Hall, de Massachusetts (EUA), decidiram mudar a vida e torná-la muito mais simples. A primeira opção que tomaram foi deixar a casa na qual viviam e construir com as próprias mãos uma “micro-casa” portátil de apenas 18 m2 que batizaram de “Tiny Hall House”. Levou seis meses a ser construída e custou menos de 30.000 dólares.
Custam mais que uma casa de luxo, mas têm a vantagem de, se não gustares da paisagem, poderem ser transportadas para outro local. As autocaravanas – ou “RV”, como são conhecidas nos EUA – são muito mais que uma forma de ir de férias. Na verdade, há norte-americanos, sobretudo reformados, que vendem os seus imóveis para comprarem estas casas portáteis e poderem, desta forma, viajar pelo país, onde existem mais de 15.000 parques de estacionamento para o efeito.
Desfrutar de alguns dias rodeado de montanhas, junto ao mar ou a visitar várias cidades são alguns exemplos de como se podem passar umas boas férias. Pelo menos para o tipo de pessoas que gosta de fugir às rotinas, apreciar a natureza e a singularidade de uma cabana/casa de madeira. Mas muitas pessoas preferem, no entanto, não dormir no meio do nada, sem comodidade e no meio de insetos. A pensar neste público, os arquitetos pensaram num novo conceito de habitação. Em baixo mostramos-te 10 casas portáteis que são tão úteis como estranhas.
o projecto “shelter box”, da autoria do jovem português guilherme dos santos (25 anos), ficou em segundo lugar no concurso mundial de arquitectura “urban collective modular building design challenge 2012”, que teve a participação de 250 trabalhos de 55 países.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónico Subscrever