
O consumo de eletricidade e as emissões de CO2 são um dos problemas que está a atrair mais atenção e consciencialização a nível global. O compromisso com a sustentabilidade está a ganhar presença nos avanços tecnológicos que procuram melhorar a qualidade de vida dos consumidores e do meio ambiente. Na conferência do clima realizada pelas Nações Unidas em 2019, mais de 70 países comprometeram-se a chegar ao ano de 2050 com uma emissão de dióxido de carbono de 0% e cada vez mais projetos estão a surgir para atingir esse objetivo, inclusive no mundo imobiliário.
Um deles é o da empresa iOhouse, com sede em Estocolmo, que criou uma casa inteligente e autónoma que não usa nenhuma conexão com a internet para funcionar e é alimentada por energia solar. Batizada de The Space, esta casa pré-fabricada portátil só precisa de um smartphone para fazer funcionar todos os serviços que oferece.

O imóvel tem todos os confortos que uma casa normal oferece, desde água, eletricidade e aquecimento, até conexão Wi-Fi. É uma casa completamente independente, que produz eletricidade graças ao seu telhado de painéis solares fotovoltaicos. Estes transferem a energia para um gerador que funciona com um sistema elétrico de 220 V.
Por outro lado, uma bomba de calor e controlos climáticos mantêm a casa numa boa temperatura durante os meses de inverno e verão. Também tem um sistema de coleta de água e esgoto embutido, que permite que a água seja filtrada para uso dos proprietários em qualquer lugar.


É uma estrutura leve que pode ser transportada por um reboque, e a sua montagem não demora mais de 90 minutos. Trata-se, portanto, de uma solução rápida e eficiente para viver em qualquer lugar, mesmo no meio da natureza.
A casa também conta com tecnologia inteligente, que permite aos inquilinos controlar os serviços que oferece de qualquer lugar, proporcionando segurança e conforto a quem decide morar dentro de uma casa The Space.

Com um design personalizável, se decidirmos comprar a versão standard o preço é de 185.000 euros, enquanto a versão premium lux custa 290.000 euros.
Para poder comentar deves entrar na tua conta