Pode atingir até 120 km por hora e tem 730 km de autonomia. Foi apresentada por um grupo de 22 jovens.
Comentários: 0
Casas móveis
STE / Rien Boonstoppel

"Stella Vita". Este é o nome da primeira casa móvel do mundo que funciona só com energia solar. Este veículo é capaz de gerar energia suficiente para abastecer não só a sua condução, mas também outros recursos que permitem habitá-la como casa portátil.

É um veículo que não consome nenhum tipo de combustível fóssil e é 100% independente de estações de combustível. Pode atingir até 120 km por hora e tem 730 km de autonomia. Esta casa autossuficiente, com capacidade para duas pessoas, permite tomar banho, ver televisão, carregar o telemóvel ou computador, e até mesmo fazer um café. Tudo apenas e só com recurso à energia sustentável.

O projeto foi criado pela Solar Team Eindhoven, um grupo de 22 alunos da Eindhoven University of Technology (Países Baixos). No mês passado eles realizaram um ‘Solar Tour of Europe’ para apresentar este novo modelo de casa inteligente, num percurso de 3.000 km de Eindhoven a Tarifa. Uma das paragens foi em Madrid, na esplanada da Casa do Reloj, onde se realizou uma pequena apresentação explicando esta nova forma de viver.

Casa sobre rodas
STE / Rien Boonstoppel
O grupo de jovens empreendedores dedicou um ano e meio dos estudos à construção de um veículo movido exclusivamente a energia solar. Fazem-no de forma independente da universidade e do mercado, portanto é um projeto totalmente autónomo que lhes dá total liberdade de ação e lhes permite inovar rapidamente.

Casas móveis
STE / Rien Boonstoppel

Seguindo as indicações da Comissão Europeia para reduzir as emissões de CO2 em 90% até 2050, os Países Baixos ordenaram a substituição dos combustíveis fósseis por fontes de energia sustentáveis. Uma transição de energia que, infelizmente, não está a acontecer rápido o suficiente.

Na chamada Estratégia para a Mobilidade Inteligente e Sustentável, que faz parte do Acordo Verde acordado pela Comissão, perspetivam que até 2030 haverá 30 milhões de carros de “emissão zero” a circular entre os países da UE.

Casas portáteis
STE / Rien Boonstoppel
Segundo os cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), se os países não aumentarem seu compromisso com a redução da poluição e potenciarem as suas atividades em torno do uso de energias renováveis, o futuro que nos espera como planeta é muito sombrio. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta