
Subsídio de Natal: amortizar o crédito da casa ou reforçar poupanças?
A quadra natalícia está a chegar e para muitos significa uma maior folga orçamental, já que é por esta altura que se recebe o subsídio de Natal.

OE2024 já foi aprovado: quais as alterações na habitação?
Depois de quatro dias de debate e votação na especialidade de mais de 1.900 propostas de alteração, o Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) foi esta quarta-feira, dia 29 de novembro, aprovado na votação final global do documento com os votos favoráveis do PS (que tem maioria absoluta) e as abstenções dos deputados únicos do Livre e do PAN. Já o PSD, Chega, Iniciativa Liberal, PCP e BE votaram contra. E contam-se mais de 200 propostas de alteração ao OE2024 que obtiveram luz verde - a grande maioria do PS. Muitas destas alterações ao OE2024 vão tocar no universo da habitação, por exemplo, reforçando a dedução da renda no IRS para 600 euros, criando a possibilidade de recuperar o imposto sobre mais-valias ou prolongando até 2024 o resgate do PPR sem penalizações para pagar o crédito habitação.

Crédito habitação: resgatar PPR sem penalização vai continuar em 2024
Os deputados aprovaram esta terça-feira, dia 28 de novembro, uma proposta do PS que prolonga para 2024 a possibilidade de resgate sem penalização de planos poupança reforma (PPR), desde logo para pagar crédito à habitação.
A proposta integra o leque de alterações do PS ao Orçamento do Estado para 2

Amortização do crédito habitação em alta – ajuda a descer prestações
Num momento em que as prestações da casa estão a subir, as famílias estão a procurar formas de reduzir as despesas com o crédito habitação. E uma das estratégias encontradas passa mesmo por amortizar o empréstimo antecipadamente, que tem ganho cada vez mais adeptos. Até porque hoje os mutuários contam com apoios públicos neste sentido. Exemplo disso é a suspensão da comissão de amortização antecipada e ainda o resgate dos Plano de Poupança e Reforma (PPR) sem penalizações, que vão continuar em vigor em 2024.

Usar PPR para amortizar crédito habitação: como funciona?
As famílias que têm Planos de Poupança Reforma (PPR) já podem resgatar antecipadamente montantes para amortizar o crédito habitação ou pagar a prestação da casa até ao final de dezembro de 2023, desde que o empréstimo tenha sido usado para aquisição ou construção de habitação própria e permanente.

Resgatar PPR para pagar crédito habitação sem limite de valor ou data
O resgate antecipado de PPR para pagamento de empréstimo da casa pode ser feito, sem penalização, ao longo de 2023 independentemente do valor a levantar e da data da subscrição, segundo o Ministério das Finanças.
"Os contribuintes que solicitem o resgate parcial ou total do PPR em 2023 para pagamen

portugueses tiram mais de um milhão dos ppr para pagar crédito à habitação
os portugueses resgataram, nos primeiros quatro meses do ano, 1,2 milhões de euros dos planos poupança reforma (ppr) para pagarem prestações dos empréstimos contraídos para a compra de casa.