Casas de luxo: em Portugal há “um comprador mais seletivo”

“O que estamos a ver é que há um comprador mais seletivo, que vem [para Portugal] por razões muito diferentes”. Quem o diz é Mark Harvey, que dirige o negócio residencial internacional da Knight Frank, parceira em Portugal da Quintela e Penalva. O especialista no mercado residencial de luxo – tem mais de 25 anos de experiência no setor em vários mercados internacionais – passou recentemente por Portugal e o idealista/news apanhou-o no aeroporto, já de regresso a casa. Em entrevista telefónica diz, por exemplo, que os cidadãos estrangeiros que fazem mira ao imobiliário nacional “estão à procura de propriedades realmente muito seletivas e especiais”.
Preços das casas de luxo aumentam a nível global – Lisboa é a 24ª cidade onde mais cresceram

Preços das casas de luxo aumentam a nível global – Lisboa é a 24ª cidade onde mais cresceram

Durante a pandemia, os preços das casas ‘prime’ registaram uma subida a nível global. E estão hoje a subir ao ritmo mais acelerado desde 2017. Lisboa não fica para trás, registando uma evolução dos preços na ordem dos 2,4% entre o primeiro trimestre de 2021 e o mesmo período do ano passado. Face ao final de 2020, os preços das casas na capital portuguesa subiram 0,4%.
E a cidade mais cara do mundo para comprar uma casa de luxo é...

E a cidade mais cara do mundo para comprar uma casa de luxo é...

O Mónaco (França) é, pelo oitavo ano consecutivo, a cidade mais cara para comprar casas de luxo. Para se ter uma ideia dos preços praticados no mercado residencial no Principado basta dizer que um milhão de dólares (920.000 euros) apenas é suficiente para comprar 17 m2. Ou seja, uma casa com 170 m2 custa qualquer coisa como 9.200.000 euros.
Em que cidades os preços das casas de luxo aumentaram mais?

Em que cidades os preços das casas de luxo aumentaram mais?

O preço das casas de luxo subiu 5% no primeiro semestre do ano face ao mesmo período de 2013. Segundo um estudo da consultora Knight Frank, que analisa o preço da habitação de luxo em 32 cidades – não contempla portuguesas –, este segmento do mercado imobiliário está a crescer a um ritmo mais rápido nas metrópoles dos EUA que nas europeias ou asiáticas. Ainda assim, Jacarta (Indonésia) e Dublin (Irlanda) ocupam os dois primeiros lugares do ranking.