Depressão de inverno

Dias frios e cinzentos provocam depressão de inverno: como combater?

Com a chegada do outono e do inverno, os dias mais curtos, frios e cinzentos começam a dominar as semanas. E, muitas vezes, influenciam o nosso estado de espírito e o nosso relógio biológico. Há quem sinta alterações no humor, os níveis de preguiça a aumentar e uma maior necessidade de comer hidratos de carbono. Estes são alguns sinais de alerta que podem indicar a presença de uma depressão sazonal. Se estás a passar por uma situação semelhante, vem daí descobrir como podes ultrapassar esta desordem afetiva que ocorre durante as estações mais frias do ano.
Combater a depressão de inverno

Dicas para combater a depressão de inverno

Oficialmente, a Blue Monday, o “dia mais triste ano ano”, já passou – celebrou-se esta segunda-feira, dia 17 de janeiro de 2022 –, mas a verdade é que este estado de ânimo pode prolongar-se durante mais dias, especialmente agora, que o primeiro mercúrio retrógrado do ano também está de volta.
Portugal é o segundo país da UE com mais pessoas a sofrer de depressão crónica

Portugal é o segundo país da UE com mais pessoas a sofrer de depressão crónica

Em 2019, antes da chegada da pandemia da Covid-19, Portugal era o segundo país da União Europeia (UE) com mais pessoas a sofrer de depressão crónica, com 12,2% da população a apresentar queixas. Um valor bem mais elevado quando comparado com o registado na média da UE (7,2%), segundo dados divulgados esta sexta-feira (10 de setembro de 2021) pelo Eurostat.