
Com a chegada do outono e do inverno, os dias mais curtos, frios e cinzentos começam a dominar as semanas. E, muitas vezes, influenciam o nosso estado de espírito e o nosso relógio biológico. Há quem sinta alterações no humor, os níveis de preguiça a aumentar e uma maior necessidade de comer hidratos de carbono. Estes são alguns sinais de alerta que podem indicar a presença de uma depressão sazonal. Se estás a passar por uma situação semelhante, vem daí descobrir como podes ultrapassar esta desordem afetiva que ocorre durante as estações mais frias do ano.
Uma rotina para travar a depressão sazonal
Para te ajudar a prevenir ou a combater a depressão sazonal, o melhor mesmo é espreitares estas dicas, que te vão ajudar a aproveitar mais os dias, sobretudo, no exterior:
- De manhã: antes do trabalho podes sempre fazer um pequeno passeio ao ar livre, para ajudar a despertar o “relógio mestre” do teu corpo e, assim, ajudar a acordar, refere o Público.
- Ao almoço: durante a hora do almoço podes dar um novo passeio e experimentar tomar nota de três coisas boas na natureza, um exercício que pode ajudar a melhorar o teu estado de espírito. Mas se o tempo lá fora não estiver convidativo podes sempre apostar numa terapia com luz brilhante, que, segundo estudos, pode ajudar a reduzir os sintomas da depressão sazonal, quando realizada durante 30 minutos todos os dias;
- À noite: quando saíres do trabalho procura fazer atividades que te dão prazer, para relaxares, aliviares o stress e melhorares o teu humor.

Dicas úteis para combater a depressão no inverno
Há certas atividades que podes introduzir no teu dia a dia para te ajudar a relativizar o tempo frio e cinzento que faz lá fora. A ideia é que consigas aproveitar os momentos da melhor forma e melhorar o teu bem-estar físico e emocional:
- Humor: tenta introduzir mais humor na tua vida, que te faça rir e pensar de forma engraçada e diferente sobre os assuntos que atormentam o mundo. Pesquisa humoristas e começa a segui-los nas redes sociais, por exemplo. O ideal é que consigas assistir a conteúdos engraçados pelo menos três ou quatro vezes por semana para que consigas sentir-te melhor contigo;
- Passatempos: outra forma de combater a depressão sazonal passa por criares ou inscreveres-te em passatempos que te deem mesmo prazer. Aprender um novo instrumento musical, dançar, ir ao ginásio ou voltar a praticar desporto são algumas ideias a considerar. Envolveres-te num passatempo é muito importante, pois vai manter a tua mente mais ativa e empenhada, deixando-te com menos tempo para procrastinar.
- Relógio biológico: ter este relógio bem sincronizado é fundamental para que te sintas bem no dia a dia. E o sono tem um papel fundamental. Por isso, certifica-te que dormes as horas necessárias, evitando luzes demasiado brilhantes, e que tens horários de dormir e acordar semelhantes durante toda a semana – sim, nos fins de semana também.
Se levares avante estas dicas, poderás sentir-se um pouco estranho no início – é normal, sendo um sinal de que o teu corpo e a tua mente se estão a adaptar a uma nova rotina. Mas, ao fim de algumas semanas, verás que os sinais da depressão sazonal começam a desvanecer. Caso contrário, deverás consultar um médico.
Para poder comentar deves entrar na tua conta