Arquitetos atentos às cooperativas de habitação e à descarbonização

Arquitetos atentos a novos sistemas construtivos e às cooperativas

“Estamos num momento de certa mudança de paradigma ao nível do setor da construção e a arquitetura será, talvez, uma das principais disciplinas que estará envolvida nisso. Temos de mudar algumas das metodologias e alguns dos processos construtivos”. O alerta é dado por Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos (OA), em entrevista ao idealista/news. A necessidade de apostar na descarbonização e em novos materiais, como por exemplo a madeira, não está a passar ao lado dos arquitetos, garante, assegurando também que a “questão das cooperativas de habitação é um tema que é muito caro” entre a classe. 
Descarbonização no setor imobiliário e da construção

Descarbonização de edifícios: é preciso mais reabilitação energética

O setor dos edifícios está a caminhar numa trajetória favorável face à descarbonização, com o consumo de energia primária e as emissões de CO2 a registarem uma queda nos últimos anos. É necessário, no entanto, reforçar o investimento na reabilitação energética para atingir todos os objetivos definidos para 2050. Esta é uma das conclusões a retirar do 5º relatório de progresso do grupo de coordenação da Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE), aprovada pelo Governo – está em vigor desde o dia 4 de fevereiro de 2021.
Radiografia do dia: Emissões de CO2 nos países europeus em 2013

Radiografia do dia: Emissões de CO2 nos países europeus em 2013

Portugal foi um dos países europeus com maior aumento nas emissões de CO2 (dióxido de carbono) em 2103: passou de 45,280 milhões de toneladas em 2012 para 46,919 milhões no ano passado. Segundo dados do Eurostat, Portugal é 13º Estado-membro da União Europeia (UE) com valores mais elevados.