Descobre o preço das casas no teu município neste mapa preparado pelo idealista/news com os dados mais recentes do INE.
Comentários: 0
Preço das casas em Portugal
Freepik

Antes de comprar casa, importa analisar bem o mercado residencial, assim como as ofertas de crédito habitação. Um dos aspetos a ter em conta – e que tende a pensar muito na decisão – é mesmo o preço das casas, o qual pode variar muito dentro do território nacional. Descobre quanto custa comprar casa em cada município português neste mapa preparado pelo idealista/news a partir dos dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre abril de 2024 e março de 2025, foram vendidas 159.778 habitações no nosso país, pelo custo mediano de 1.845 euros/m2 (+21,9% face há um ano). Neste período, “o município de Lisboa registou o maior número de transações de alojamentos familiares do país (8.608) e com mais de 4.500 vendas destacavam-se os municípios de Sintra (6.183), Vila Nova de Gaia (5.691) e Porto (4.631)”, revela o INE no boletim publicado esta quarta-feira, dia 16 de julho.

Estes quatro municípios localizados nas metrópoles da capital e da Invicta, onde se compraram mais casas no último ano, também pertencem ao conjunto de 50 concelhos com preços superiores à mediana do país. Aliás, nesta lista Lisboa está mesmo em primeiro lugar (4.412 euros/m2), sendo o concelho mais caro de todos para adquirir habitação.

Mas a verdade é que mais de 80% dos municípios portugueses apresentam valores inferiores à mediana nacional. Ou seja, é possível comprar uma casa de 100 metros quadrados por menos de 184,5 mil euros. Contam-se 161 municípios que possuem preços medianos das casas vendidas inferiores a 1.000 euros/m2. E, entre estes, há 49 concelhos onde comprar casa custa menos de 500 euros/m2, situando-se sobretudo no interior do país, tal como é possível ver no mapa preparado pelo idealista/news a partir dos dados mais recentes do INE.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta