Marcar férias 2022

Quem tem direito a 25 dias de férias? Descobre o que diz a lei

Um novo ano começou e muitas empresas já começaram a pedir os mapas de férias. Para saber quantos dias de descanso podes marcar, importa saber quantos dias de férias tens direito. Nos últimos tempos, surgiu a possibilidade dos trabalhadores em Portugal terem de novo direito a 25 dias de fé
advogado gratuito

Advogado gratuito: quem tem direito e como pedir?

São várias as circunstâncias em que uma pessoa pode precisar de um advogado. Podemos criar um vasto conjunto de cenários em que ter o apoio de um advogado se revela fundamental. No entanto, geralmente, este é um serviço que implica custos elevados. 
Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Work-life balance: como ter trabalhadores mais felizes e produtivos

Ter pessoas felizes e motivadas é fundamental para aumentar a sua produtividade no trabalho. E encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é o caminho, sobretudo num contexto em que as famílias vivem com ansiedade financeira gerada pela inflação. É por tudo isto que as empresas devem hoje estar atentas e estimular o chamado work-life balance, na língua inglesa. Mas como? Estas 7 dicas vão ajudar.

Em que países há mais pessoas que acreditam nos direitos humanos?

Qual a importância dos direitos humanos no mundo e em que países eles são mais e menos respeitados? Segundo um estudo da Ipsos MORI, realizado a 23.249 pessoas de 28 países – Portugal não foi contemplado –, 43% das inquiridos concordam que todas as pessoas nos respetivos países têm os mesmos direitos humanos básicos. 

Greve parou quase 100% dos comboios em Lisboa e 72% no Porto

A greve dos trabalhadores ferroviários parou esta segunda-feira (4 de junho) quase 100% dos comboios urbanos de Lisboa, 72% dos do Porto e regionais e 66% das ligações internacionais. Os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo estão em greve contra a possibilidade de circulação de comboios com um único agente.

Greve nacional: quais as queixas dos funcionários públicos agora?

Esta sexta-feira, estão fechados escolas, museus, serviços hospitalares e repartições das finanças um pouco por todo o país. Mas afinal o que motiva esta greve nacional dos funcionários públicos, convocada para o dia 26 de maio de 2017, pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública (FNSTFPS), afeta à CGTP? Mais do que protestar, o objetivo é pressionar o Governo para acelerar medidas que estão a ser negociadas.