Fiador ou avalista

Fiador ou avalista: sabes quais são as diferenças?

Quem quer comprar casa certamente já ouviu falar de alguns conceitos comuns no âmbito de um pedido de crédito habitação, nomeadamente fiador ou avalista.  Apesar do termo avalista ser usado com maior regularidade nos financiamentos a empresas, estes termos geram frequentemente algumas confusõe
Crédito habitação sem fiador

Como ter crédito habitação sem fiador

A subida das taxas de juro é uma das medidas que o Banco Central Europeu (BCE) tem em cima da mesa para travar a inflação. Um aumento que, a acontecer, terá impacto nas taxas Euribor e, consequentemente, na prestação a pagar pelo crédito habitação. Um estudo recente do Caixabank, por exemplo, antecipa que as taxas Euribor atinjam terreno positivo já em 2022. Outro fator a ter em conta por quem quer comprar casa é que, já a partir de abril, entram em vigor novos limites aos prazos de concessão de empréstimos em Portugal. Será que é possível, perante este cenário, conseguir um crédito habitação sem fiador? Explicamos tudo.  
Crédito à habitação em tempos de Covid-19: cuidados a ter por quem é fiador

Crédito à habitação em tempos de Covid-19: cuidados a ter por quem é fiador

Muitas pessoas precisam de um fiador na hora de pedir dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Agora, em tempos de pandemia de novo coronavírus, passou a ser possível pedir uma moratória do crédito à habitação, pública ou privada. No artigo de hoje da Deco Alerta, explicamos o que deve ter em conta um fiador. Deverá, por exemplo, ser informado pelo banco sobre os impactos que a aplicação da moratória poderá acarretar. 
Fiadores já podem beneficiar do Regime Extraordinário do crédito à habitação

Fiadores já podem beneficiar do Regime Extraordinário do crédito à habitação

As novas regras de proteção dos mutuários do crédito à habitação facilitam as condições de acesso ao regime extraordinário. Entre as principais mudanças, o destaque vai para a situação dos fiadores, que passam a poder beneficiar das medidas previstas no regime se forem chamados a assumir as obrigações dos mutuários e demonstrem encontrar-se em situação económica difícil.