IMPIC e Fisco atentos à mediação imobiliária "clandestina"

Fisco e IMPIC apertam cerco aos mediadores imobiliários “clandestinos”

O Fisco vai passar a comunicar ao Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) as transações imobiliárias que são feitas em Portugal. Trata-se de uma medida que visa reduzir a quantidade de informação que os mediadores estão obrigados a preencher trimestralmente e detetar casos de mediadores “clandestinos” que estejam a operar sem licença. Segundo o IMPIC, nos últimos 11 anos, o número de imobiliárias disparou, tendo as licenças válidas passado de 2.908 em 2013 para 9.762 em 2023.
Fraudes no arrendamento de casas de férias

Arrendar casa de férias: dicas para “fintar” fraudes

São muitas as pessoas, portugueses e estrangeiros, que optam por passar férias em casas arrendadas. Uma tendência que ganhou força nos últimos anos quer em Portugal quer em outros países, como por exemplo em Espanha. Mas há que ter cuidados na hora de arrendar uma casa de férias no chamado Alojamento Local (AL), de forma a evitar fraudes ou ser enganado. 
Fraudes no setor imobiliário

Fraudes no imobiliário: há 38 arguidos num processo de usucapião

Está a decorrer um processo em julgamento, no Tribunal de Faro, relacionado com a figura jurídica de usucapião. Tem 38 arguidos e envolve transações fraudulentas, sendo que em três anos 22 prédios mudaram de dono sem que os legítimos proprietários se tivessem apercebido de terem perdido o direito à propriedade. 
governo terá duas mil casas com rendas sociais até final do ano

fraudes no mercado de arrendamento estão a aumentar

a oferta de imóveis com anúncios tentadores aumentou nos últimos tempos, sendo que o departamento de investigação criminal da psp diz estar atento às fraudes existentes no mercado imobiliário, sobretudo no que diz respeito ao arrendamento de casas.