Uso de certas ferramentas digitais permite gerar conteúdos falsos de imóveis inexistentes. Explicamos como te podes proteger.
Comentários: 0
Fraudes no setor imobiliário
Freepik

O mercado de arrendamento enfrenta uma procura tão elevada que está a originar uma onda de fraudes sofisticadas, provocadas pela necessidade de encontrar uma habitação. 

Este último caso vai além do simples engano, uma vez que o uso de certas ferramentas digitais, como a atual Inteligência Artificial (IA), permite gerar imagens falsas de imóveis inexistentes, tal como explica no seu vídeo de TikTok @mariaperadorcriminologia.

A fraude passo a passo

Estes anúncios fictícios conseguem captar a atenção de centenas de utilizadores, uma vez que o preço do arrendamento, a localização e, sobretudo, a incrível habitação que aparece nas fotos, tornam o imóvel numa verdadeira 'pechincha' (se fosse verdadeiro). 

O processo continua quando o interessado contacta o suposto proprietário. Os autores da fraude costumam exigir que a conversa seja transferida para canais privados, especialmente aplicações de mensagens como o WhatsApp. 

Sob a desculpa de uma elevada procura, pressionam para enviar uma transferência adiantada, alegando que só assim poderão reservar o imóvel em comparação com outros candidatos. Uma vez realizado o pagamento, os responsáveis desaparecem sem deixar rasto, deixando as vítimas sem dinheiro nem habitação.

Conselhos para evitar cair na armadilha

Recomendamos, no idealista, uma série de conselhos importantes para evitar cair neste tipo de fraudes online:

  • Nunca pagar antes de ver o imóvel pessoalmente e verificar a legitimidade do proprietário. E, claro, não o fazer através de links que o levem para fora do site ou da app do idealista;
  • Desconfiar se pressionarem para reservar, é um comportamento muito comum entre os responsáveis por fraudes;
  • Verificar a existência real do imóvel, pesquisando a propriedade em diferentes plataformas e assegurando-se de que não se trata de um anúncio duplicado ou falso;
  • Manter todas as interações dentro da plataforma, uma vez que o idealista oferece mecanismos de proteção e é mais difícil para os autores de atividades criminosas:
  • Para evitar que acedam à tua conta, nunca dês a palavra-passe e lembra-te de mudá-la de vez em quando, não partilhando códigos SMS.

A expansão de tecnologias como a IA está a transformar o panorama das fraudes online, pelo que extremar as precauções torna-se essencial para garantir um arrendamento seguro.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta