
Fundações receberam 142,8 milhões de forma irregular
Após várias auditorias realizadas entre 2013 e 2014, a Inspeção-Geral de Finanças detetou transferências irregulares de mais de 140 milhões para fundações, que representam mais de metade do montante global fiscalizado. Em alguns casos, os pagamentos foram feitos sem o visto prévio das Finanças, como manda a lei, ou por parte de entidades que tiveram direito a verbas, mas não cumpriam os requisitos para ter acesso a apoios públicos.
fundações deixam de estar isentas de imi e irc
as fundações vão deixar de ter isenção de imposto municipal sobre imóveis (imi) e de imposto sobre rendimento das pessoas colectivas (irc). trata-se de uma medida que consta da versão preliminar do orçamento do estado (oe) para 2013.
governo retira apoio a 14 fundações e extingue 38
a fundação cidade de guimarães vai ser extinta e as fundações casa de bragança, oriente e para as comunicações móveis vão perder a totalidade dos apoios públicos.

rumores
factura virtual chega a todos os hospitais no final do ano: até ao final do ano, todos os hospitais do serviço nacional de saúde deverão entregar aos utentes das urgências e das consultas externas uma fatura virtual com os custos dos cuidados prestados.

fundações passam a ter apoios pela metade
a inspeção geral das finanças (igf) recomendou ao estado cortes de até 200 milhões de euros nos subsídios pagos e a extinção de dezenas de fundações públicas.