Prazo para pagar AIMI já arrancou e termina no final de setembro
Os proprietários de imóveis com um valor patrimonial superior a 600 mil euros podem entregar o Adicional ao IMI às Finanças a partir desta segunda-feira, dia 1 de setembro.O Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis, conhecido por AIMI, é pago de uma só vez, durante o mês de setembro.De acordo co
G20 vai criar imposto para super-ricos e travar evasão fiscal
Os representantes do G20 concluíram na sexta-feira, dia 26 de jullho, a reunião no Rio de Janeiro com a aprovação de três documentos, onde se destaca a proposta brasileira para a criação de um imposto sobre os super-ricos. Além disso, os países do G20 comprometeram-se a cooperar para evitar que os super-ricos fujam das obrigações fiscais.
AIMI: receita do imposto subiu 3% para 148 milhões de euros
O valor do Adicional ao IMI pago em 2023 ascendeu a 148,3 milhões de euros, subindo 3% face ao ano anterior, tendo o imposto chegado a 87.793 contribuintes singulares e empresas, segundo dados do Ministério das Finanças.
Imóveis de luxo em Portugal: há mais proprietários a pagar AIMI
Comprar casas e outros imóveis de luxo não é para todos os bolsos. Além de apresentarem preços elevados, as famílias têm de pagar mais impostos, como é o caso do Adicional do Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI). Este imposto é aplicado a quem tenha comprado imóveis acima de um milhão de euros, abrangendo casas, terrenos para construção e heranças indivisas. E a verdade é que 84.396 proprietários foram chamados a pagar AIMI em 2022, o maior número de que há registo desde que o imposto começou a ser aplicado, em 2017. Já a receita encaixada pelas Finanças é a menor de sempre.
Afinal, que novo imposto sobre imóveis é este que vai chegar em 2017?
O património imobiliário está em vias de começar a pagar um novo imposto em Portugal. O PS e o Bloco de Esquerda chegaram a acordo para que os proprietários de imóveis de valor mais alto passem a ter uma tributação fiscal mais elevada. A medida, que será inscrita na proposta de Orçamento do Estado para 2017, passa pela cobrança de um novo imposto progressivo sobre os imóveis de valor patrimonial superiores a 500 mil euros.
classe média chamada a pagar imposto sobre imóveis de luxo
o imposto do selo sobre imóveis considerados de luxo (acima de um milhão de euros) está a ser um pesadelo para alguns contribuintes.
proprietários criticam pagamento de imposto sobre imóveis de luxo
o prazo para pagar o imposto extraordinário sobre imóveis de luxo terminou esta quinta-feira.
imposto sobre imóveis de luxo também está a ser cobrado a terrenos
os proprietários de terrenos urbanos para construção de valor patrimonial tributário (vpt) superior a um milhão de euros estão a receber notificações das finanças para pagarem o imposto de selo destinado a taxar os prédios de luxo, criado pelo governo em outubro e cujo prazo de pagamento termina dia