
Fraude imobiliária: dona de mediadora condenada a quatro anos de prisão por burlar BES
O julgamento dos cinco arguidos suspeitos de terem burlado o BES através da compra fraudulenta de uma casa terminou com a condenação de quatro dos réus e a absolvição do quinto, Júlio Maurito, o único presente na sala de audiências do Tribunal de Santa Maria da Feira. Rosalina Dias da Silva, dona da imobiliária onde foi engendrada a burla, foi condenada a quatro anos e nove meses de prisão efetiva, mas está em paradeiro incerto.

crédito malparado: há menos famílias incumpridoras que há um ano
o número de famílias com crédito malparado está a diminuir no país, havendo agora menos de 690 mil casais em situação de incumprimento, sendo que a maior parte dos empréstimos de cobrança duvidosa dizem respeito a empréstimos para consumo e outros fins.

bdp cria novas regras para combater o crédito malparado
o banco de portugal (bdp) divulgou, quarta-feira, a regulamentação da aplicação do regime do incumprimento de contratos de crédito celebrados com clientes bancários particulares, que entra em vigor já dia 1 de janeiro.

banco de portugal contra entrega de casas à banca para saldar dívidas
o banco de portugal (bdp) não concorda com a hipótese de os incumpridores poderem saldar as dívidas entregando a casa aos bancos, considerando que a generalização da dação em cumprimento no crédito à habitação pode provocar um efeito devastador na economia.

mudanças no crédito à habitação podem afectar 80% dos contratos
as medidas que estão a ser estudadas pelos deputados para contrariar os incumprimentos no crédito à habitação podem afectar 80% dos contratos, sendo que algumas podem “estimular o incumprimento”.

comprar casa em leilão fica em média 15% mais barato
há cada vez mais pessoas a optar por comprar casas em leilão, até porque são, em média, 15% mais baratas. a grande maioria das habitações vai a leilão porque também há cada vez mais famílias a entregar a casa ao banco, por incumprimentos com o crédito à habitação.

banca recebeu quase sete mil casas no ano passado por incumprimentos
no ano passado, as famílias e os promotores imobiliários entregaram aos bancos, na sequência de incumprimentos nos créditos à habitação, quase sete mil casas.

leilões de lojas, espaços comerciais e escritórios ganham força
a crise faz com que aumente o crédito malparado, um cenário que, por sua vez, faz com que os bancos fiquem com mais imóveis em sua posse. no ano passado, o numero de empresas que entrou em incumprimento bateu recordes: cerca de nove mil empresários deixaram de pagar créditos à banca.