
o banco de portugal (bdp) não concorda com a hipótese de os incumpridores poderem saldar as dívidas entregando a casa aos bancos, considerando que a generalização da dação em cumprimento no crédito à habitação pode provocar um efeito devastador na economia. nesse sentido, encara essa possibilidade como “uma solução de último recurso” e com regras rígidas e claras
de acordo com o diário económico, que teve acesso a uma apresentação feita pelo bdp no parlamento esta terça-feira, o regulador subscreveu a necessidade de uma “intervenção legislativa directa” mas deixou alguns alertas. O bdp considera que é preciso “evitar soluções que, levando à acumulação maciça na banca de imóveis, por via de dações em cumprimento e de vendas executivas, possam levar a um brutal aumento da oferta e a uma redução em espiral dos preços do imobiliário”. a entidade adianta que este choque no mercado imobiliário teria “efeitos de destruição da riqueza acumulada pelas famílias”
na apresentação aos deputados, o bdp sugeriu ainda a criação de uma norma que permita às famílias mais carenciadas, e que pedem uma moratória de capital, poderem fazer uma segunda hipoteca sobre o imóvel. “quando a instituição de crédito concede uma moratória de capital, ou de capital e juros, poderá ser preferível optar por manter o empréstimo em curso em situação do cumprimento pontual, através da concessão [...] de um novo empréstimo [...] que alimentará o pagamento das prestações de capital e juros do empréstimo inicial, até ao limite da referida abertura de crédito", referiu o regulador, sublinhando que o novo empréstimo “beneficiaria de uma segunda hipoteca sobre o imóvel que serve de garantia ao empréstimo de base”
notícia relacionada
crédito à habitação: bdp quer que despejados tenham três meses para encontrar casa
5 Comentários:
Boa tarde
Estou estupfacto com este titulo...."banco de portugal contra entrega de casas à banca para saldar dívidas"..... pensei que o Banco de portugal estava contra que as pessoas pagassem 4 e 5 vezes o valor da casa ao banco.
Isso sim, era uma medida que o banco de portugal se devia pronunciar, como é possível uma pessoa estar a pagar uma prestacao de uma casa durante 40 ou mais anos.
senhor governador do banco de portugal, faça um favor a todos os portugueses incluindo eu, demita-se.
joão martins, funcionário público, cada vez com mais mês para o ordenado que recebo
cLARO, JÁ É DE ESPERAR TUDO DO bDp. eXPLORAR AS FAMILIAS E LEVÁ-LAS AO ENDIVIDAMENTO, ISSO NÃO PREOCUPA O bDp, NEM AFECTA A ECONOMIA. AGORA SALVAGUARDAR OS EXPLORADOS DAS DIVIDAS ISSO JÁ VAI AFECTAR A ECONOMIA. AFINAL O QUE É O BANCO DE pORTUGAL? E ESTÁ AO SERVIÇO DE QUEM? aQUI FICA APERGUNTA!
o banco de portugal o quer é uns almoços gratis pagos pelo bancos particulares e publicos e depois de bem almoçados e bem bebidos, fazem um esboço no guardanapo do que vai ser a estratégia para levar de lorpas todos os portugueses, incluindo o proprio governo. enfim
meus amigos pergunto se a vossa casa agora valesse o dobro do que quando a adquirirão tanbem a queriaõ entregar a banca, ou achavão bem que o banco agora vos viesse buscar a vossa casa pelo valor da divida se o mercado imobiliario estivesse a subir como estava ,naturalmente que o banco não tem de aceitar agora a vossa casa porque o mercado caiu e ela vale menos que quando a comprarão,o banco quando adquirirão a vossa casa caso não se lembrem entregou ao vendedor o valor acordado pela compra obviamente que esse dinheiro tem um preço que e o que estão a pagar de juros durante os anos acordados , pois é esse o negocio do banco se arrendarem irão sempre pagar toda a vida sem ter qualquer retorno quando comprarão porque não arrendarão?só agora que o mercado desceu e que se lembrão disso!ate porque se realmente os bancos alguma vez vierem a ser obrigados a receber os imoveis pelo vaor da divida ai sim e que isto vai ser um descalabro para todos cairiamos numa bancarrota com toda a certeza!!
O Sr. Mário deve ser da classe dos bancários ou outra parecida pelo comentário que fez, eu pergunto ao Sr. Mário o seguinte : quem fez a avaliação da casa na altura que fomos pedir dinheiro ao banco para a comprar? eu respondo foi o avaliador do próprio banco que deu o aval e disse que a casa valia ou não essa importância para assim o banco poer emprestar o dinheiro correto, então porque é que depois de alguns anos a casa não vale o mesmo? há desvalorização? Não porque as casas praticamente todas estão a valora rizar e, mais os juros e a amortização que se fez nesse tempo dá perfeitamente para entregar a casa ao banco,eles é que são uns chulos porque quando á muita procura as casas valem dinheiro quando á pouca procura as casas já não valem nada eles sabem é tralha
Para poder comentar deves entrar na tua conta